Proposta isenta doadores de sangue da taxa de inscrição em concursos públicos

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 20h03
02/03/2015 – Nesta segunda-feira, 2, foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei nº 127/2014, de Luiz Fernando Farias (PT), que isenta pessoas com necessidades especiais, de baixa renda e doadores de sangue do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pelos órgãos do Município de Novo Hamburgo. O benefício será concedido a pessoas que doarem sangue ao menos duas vezes por ano para entidade coletora oficial ou credenciada, ou ainda que integrar alguma associação de doadores.

A proposta também revoga a Lei nº 2.518/ 2012, que já isentava do pagamento pessoas com necessidades especiais ou de baixa renda. Na justificativa, Farias destaca que o objetivo da proposta é aumentar o número de doadores de sangue. 

Emenda

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidos, integrada por Roger Corrêa (PCdoB), Professor Issur Koch (PP) e Cristiano Coller (PDT), apresentou uma emenda substituindo a expressão “pessoas com necessidades especiais” por “pessoas com deficiência”. De acordo com os vereadores, a segunda é a forma usada nas normas jurídicas atuais. 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em Plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. É que o resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.