Proposta concede desconto em restaurantes a clientes que passaram por redução de estômago
Na justificativa, Cassel aponta que as pessoas que fazem cirurgias bariátricas têm o volume estomacal reduzido, diminuindo assim a sua capacidade de ingerir alimentos, o que pode causar grande desperdício, tanto para a pessoa quanto para o restaurante. “A proposta se destina a reduzir o desperdício de alimentos, assim como o mal-estar causado ao cliente, além de proporcionar um preço justo”, explica o vereador.
Meninas Cantoras de Novo Hamburgo
Já o Projeto de Lei nº 6/2015, de Luiz Fernando Farias (PT), reconhece a utilidade pública da Associação dos Pais e Amigos das Meninas Cantoras de Novo Hamburgo. Com isso, a entidade poderá receber recursos públicos. As verbas poderão ser usadas na compra de uniformes e instrumentos musicais e no pagamento de transporte, alimentação, materiais didáticos para estudo, materiais gráficos para divulgação e qualificação interna.
Como é a tramitação de um projeto?
Quando um projeto é protocolado na Câmara, seja por vereador ou pelo Poder Executivo, é logo publicado no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde pode ser acessado por qualquer pessoa. Depois, é lido no Expediente da sessão seguinte. Então, segue para a Coordenadoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, e não faltar nenhum documento (caso seja necessário), a proposta é encaminhada à coordenadoria das comissões permanentes e, depois, à Procuradoria da Casa.
Todas as propostas também devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. As que tratam de escolas, por exemplo, também devem passar pela Comissão de Educação. Ao todo, são oito comissões permanentes na casa, formadas por três vereadores cada: Constituição, Justiça e Redação; Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento; Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente; Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana; Saúde; e Segurança Pública.
São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.