Proposta amplia possibilidade de transferência de termo de permissão de táxis

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h03
29/06/2015 – O Projeto de Lei nº 32/2015, de Antonio Lucas (PDT), Cristiano Coller (PDT) e Luiz Fernando Farias (PT/suplente), foi aprovado em primeiro turno nesta segunda-feira, 29. A proposta altera a regulamentação do serviço de táxi em Novo Hamburgo (Lei nº 23/1977), acrescentando a possibilidade de transferência do Termo de Permissão aos herdeiros das concessões cujos permissionários tenham falecido antes da data da publicação daquele texto, mediante alvará judicial.

Os autores apontam que não havia previsão legal para os casos dos falecidos antes da publicação da lei citada. O PL também revoga o parágrafo único do artigo 7º, o qual determina que “as transferências de que trata o caput deste artigo são condicionadas a prévia anuência do Poder Público Municipal e ao atendimento dos requisitos fixados nesta lei e seus regulamentos”.

 

Fala dos Vereadores

Lucas afirmou que o projeto é consenso por parte dos vereadores, por isso sugeriu que todos os colegas assinem a matéria. Ele explicou que o projeto aprovado na Câmara, em 2012, não contemplava os casos de espólio, ou seja, de táxis herdados por familiares.

Gerson Peteffi (PSDB) ressaltou que a proposta soluciona um problema da categoria, que tão bem atende à comunidade. Roger Corrêa (PCdoB) parabenizou a mobilização dos taxistas. 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em Plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. É que o resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.