Projeto prevê instalação de guarda-volumes em bancos

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h03
10/02/2014 – O Projeto de Lei nº 162/2013, de Roger Corrêa (PCdoB), aprovado em primeiro turno nesta segunda-feira, 10, prevê a instalação de guarda-volumes em estabelecimentos bancários equipados com porta detectora de metal. O armário deverá ficar em espaço anterior ao equipamento de acesso, para que o usuário possa deixar seus pertences em segurança. Deverá também ter dimensões suficientes para portar bolsa feminina ou pasta retangular e ser munido de tranca com chave individual.

A proposta determina que as despesas correrão por conta exclusiva das instituições bancárias. Na justificativa, Roger aponta que a instalação de portas giratórias nas instituições bancárias vem provocando inúmeros processos face ao constrangimento que os clientes sofrem ao serem barrados pelo detector de metais. “Os clientes acabam sendo obrigados a abrir bolsas e mochilas, muitas vezes expondo objetos de valor e a sua privacidade a estranhos.” Da tribuna, o vereador frisou que o objetivo de sua iniciativa é melhorar o atendimento prestado à população.

Justificativas de votos

Enfermeiro Vilmar (PR), Gilberto Koch – Betinho (PT), Patrícia Beck (PTB), Inspetor Luz (PMDB) e Raul Cassel (PMDB) elogiaram a proposta. Cassel lamentou, porém, que diversas propostas relacionadas aos bancos aprovadas na Câmara não foram ainda postas em prática. Sergio Hanich (PMDB) afirmou que o Município faz poucas exigências aos bancos para conceder o alvará.