Projeto obriga empresas de ônibus a divulgar informações sobre as linhas em todas as paradas

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h02
04/11/2015 – Aprovado em primeiro turno nesta quarta-feira, 4, o Projeto de Lei nº 52/2015, de Raul Cassel (PMDB), que obriga as empresas de ônibus a divulgar, por meio de painéis afixados em todas as paradas, os itinerários e os horários das linhas, devidamente numeradas. As informações deverão ser facilmente visualizáveis e também acessíveis ao toque. A proposta altera a Lei Complementar nº 2.221/2010, que dispõe sobre o transporte coletivo de passageiros no Município.

Na justificativa, o vereador destaca que não há informações sobre as linhas nas paradas de ônibus. “Novo Hamburgo, além dos usuários de transporte coletivo fixos da cidade, recebe diariamente uma grande circulação de pessoas de outras cidades que encontram também sérias dificuldades para locomover-se utilizando o transporte público”, frisa. Da tribuna, Cassel contou que esteve recentemente no Reino Unido, onde pôde observar o centro das cidades sem congestionamentos. “Isso é possível porque o sistema de transporte coletivo é evoluído.”

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em Plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. É que o resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

 

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh