Projeto isenta de multa proprietário que comprovar não ter depositado lixo em seu terreno

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h02
24/11/2016 – Nesta semana, duas matérias – ambas de autoria de Enio Brizola (PT) – começaram a tramitar na Câmara. O Projeto de Lei nº 100/2016 trata da isenção de multa para proprietário de terreno baldio cercado e calçado que comprovar não ter depositado o lixo encontrado no local. A proposta acrescenta o parágrafo ao artigo 50 da Lei nº 6/1991, que instituiu o Código Municipal de Limpeza Urbana. O vereador destaca que muitos cidadãos cuidam bem de suas propriedades, que acabam sujas pela ação de outros.

Leia o projeto completo aqui.

Como é a tramitação de um projeto?

Quando um projeto é protocolado na Câmara, seja por vereador ou pelo Poder Executivo, é logo publicado no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde pode ser acessado por qualquer pessoa. Depois, é lido no Expediente da sessão seguinte e segue para a coordenadoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, e não faltar nenhum documento (caso seja necessário), a proposta é encaminhada à coordenadoria das Comissões Permanentes e, em seguida, à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela comissão de Constituição, Justiça e Redação. As que tratam de escolas, por exemplo, também devem passar pela Comissão de Educação. Ao todo, são oito comissões permanentes na casa, formadas por três vereadores cada: Constituição, Justiça e Redação; Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento; Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente; Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana; Saúde; e Segurança Pública.

São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.

Cooperativa de trabalhos em eletricidade

Já a Moção nº 38/2016 manifesta aplauso à iniciativa de microempresários de Novo Hamburgo e região de fundar a Coelva – Cooperativa de Trabalhos em Eletricidade do Vale dos Sinos. “O cooperativismo é um movimento que se fortalece no mundo todo por promover o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, gerando o bem-estar social dos indivíduos e comunidades onde está presente”, destacou. “A Coelva é a primeira cooperativa de trabalhos de eletricidade no sul do País e conta com uma gama de profissionais preparados nas mais diferentes áreas da elétrica, telefonia, dados, projetos, laudos , tubulação, isolamento térmico, entre outros.”

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh