Projeto institui Dia da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística
Enfermeiro Vilmar usou a tribuna para defender a aprovação do projeto. E lembrou que muitos cidadãos têm dúvidas sobre essa doença. Ele convidou os vereadores para fazer um projeto que incluísse no teste do pezinho o exame capaz de diagnosticar a doença em recém-nascidos.
Professor Issur Koch (PP) parabenizou enfermeiro Vilmar pela ação. “Sempre atendo às iniciativas preventivas”, destacou.
Justificativa do Projeto
A Fibrose Cística é uma doença genética, até o momento sem cura, pouco conhecida da classe médica, e tem ocasionado diagnósticos incorretos e consequente tratamento inadequado para a referida enfermidade. A despeito dos vigorosos tratamentos antimicrobianos e da terapia física, a Fibrose Cística (FC) ainda é uma doença letal, cuja expectativa de sobrevivência até poucos anos atrás variava entre os 25 e 30 anos.
Abordagens clínicas e moleculares se combinam com a finalidade de atingir uma melhor compreensão da fisiopatologia e da bioquímica da FC com vistas ao desenvolvimento de um tratamento que recupere a expressão correta do gene ou que regule o sistema de transporte de íons. Embora grandes avanços tenham sido alcançados, o tratamento da doença, através da terapia genética, ainda não foi alcançado e o tratamento pré-sintomático, com o fim de adiar as infecções pulmonares, bem como controlar as deficiências enzimáticas, é ainda o mais indicado.
O diagnóstico precoce tem se mostrado um fator determinante na eficácia do tratamento, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e a sobrevida do paciente. É fundamental e de extrema importância dar publicidade e conhecimento a população do Município do Novo Hamburgo dos sintomas e exames dessa doença.