Projeto cria Programa de Treinamento para o Atendimento ao Cidadão
Entre os objetivos do programa estão realizar pesquisas sobre os sentimentos e emoções dos funcionários, visando compreender a atual realidade e construir futuras ações para o desenvolvimento de uma nova gestão de atendimento; executar o treinamento diferenciado para identificar novas habilidades dos profissionais; criar um clima organizacional mais eficaz; buscar a solução para administrar situações de conflito entre funcionários; e criar um sistema de avaliação de desempenho para medir a eficácia das práticas desenvolvidas. De acordo com a proposta, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social será a coordenadora da formação.
Na justificativa, Patrícia destaca que o estresse, a desvalorização profissional, a inadequação estrutural e a falta de atualização e treinamento profissional são fatores que influenciam diretamente na deterioração do atendimento aos cidadãos que procuram os órgãos públicos municipais. “É fundamental que o atendimento em todas as esferas públicas seja excelente. No entanto, sabemos das grandes deficiências que enfrentamos. Não basta simplesmente apontar os culpados, precisamos entender quais são as condições de trabalho dos funcionários públicos para identificarmos, de fato, os problemas e, a partir desse ponto, construir soluções permanentes.”
Na tribuna, Patrícia salientou que a apresentação da proposta não significa que exista um mal atendimento generalizado. “O projeto também pretende dar ao funcionário a oportunidade de dizer o que falta para que possa realizar melhor seu trabalho.”
Justificativas de votos
Gerson Peteffi (PSDB), que é médico da rede pública municipal, elogiou a iniciativa. “Como é bom ver o Poder Legislativo se movendo ao encontro do funcionário público.” Ele destacou a previsão de uma pesquisa sobre o sentimento do servidor em seu local de trabalho. “Já vi pessoas do nosso quadro funcional, do atendimento, chorando. Elas trabalham direto com a população e não têm culpa de que as fichas acabaram, por exemplo. Mas a população desconta nelas.”
Sergio Hanich (PMDB) parabenizou Patrícia, mas disse temer que, ao expor suas necessidades, o servidor seja ainda mais reprimido. Professor Issur Koch (PP) relatou que, quando servia na Aeronáutica, participou de cursos de formação de atendimento ao público, e que isso o ajudou muito.
Antonio Lucas (PDT) também parabenizou Patrícia pela iniciativa. “Pesquisas mostram que mais de 50% do atendimento é o acolhimento. Isso com certeza vai melhorar o serviço público, e quem vai sair ganhando é a população de Novo Hamburgo.”
Raul Cassel (PMDB), membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, apontou que deu parecer favorável ao projeto, mesmo tendo dúvidas sobre sua constitucionalidade. “Mas acho que é válido. Essa visão de poder treinar as pessoas, até mesmo para receber críticas, vai ser benéfico para todos.” Enfermeiro Vilmar (PR) fez uma colocação semelhante.