Projeto cria Fórum Municipal dos Conselhos de Direito e Políticas de Novo Hamburgo
Entre as atribuições do fórum estão: encaminhar à Prefeitura propostas que tratem de temas que são de competência de dois ou mais conselhos; deliberar a respeito da destinação de valores orçamentários para essas entidades; e dirimir conflitos de competências. A direção ficará por conta de colegiado constituído por um coordenador titular, um coordenador suplente, um secretário titular e um secretário suplente – que serão eleitos, em plenária convocada para esse fim, dentre os dirigentes dos conselhos municipais. O mandato será de um ano, sendo possível um segundo mandato.
As reuniões serão mensais e abertas, podendo haver convocação para encontros extraordinários.
Emenda
Também foi aprovada emenda, de autoria de Enio Brizola (PT), determinando que a autonomia dos conselhos será respeitada.
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em Plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. É que o resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.
Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo
Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH
Siga a Câmara no Twitter – @camaranh