Projeto ambiental da escola Guilherme Gaelzer Neto é apresentado na sessão
Coller usou a tribuna para dizer que ficou encantado com o projeto de preservação do meio ambiente desenvolvido pela escola. “Com espaços urbanos cada vez mais destruídos pelo homem, ações de separação de lixo, reutilização de materiais e outros trabalhos de conscientização são essenciais”, disse. O vereador também participou da Conferência Escolar Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela escola dias 27 e 28 de setembro. Na ocasião, lembrou Coller, foram realizadas palestras sobre meio ambiente e vida sustentável.
O parlamentar parabenizou a diretora Elaine Nedel e demais professores da escola. “Se chegaram neste patamar é por causa da luta de vocês. São guerreiros”, ressaltou. Ele frisou que a participação dos familiares na vida escolar dos filhos é muito importante. “Fiquei muito feliz em ver tantos pais participando das atividades propostas pela Conferência”, disse.
A diretora contou um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto, que deixou a escola mais verde e cheia de vida. “Sabemos que várias instituições realizam projetos semelhantes, mas poder falar sobre o que faz a nossa escola é muito bom”, destacou. Ela disse, ainda, que a instituição está muito linda e colorida, e tudo é fruto da criatividade dos alunos, que utilizaram material de sucatas.
Alguns alunos falaram sobre as ações desenvolvidas e relacionadas à correta separação e destinação do lixo, a arborização e preservação do Rio dos Sinos. “Também estamos pensando maneiras de como levar essas ideias para além do muro da escola e embelezar toda a cidade.” Eles deixaram a seguinte mensagem: “tudo o que acontece no mundo, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”
A diretora da escola aproveitou o momento para pedir ajuda para a revitalização de uma casa localizada nos fundos da escola, e que abriga material reciclado. “Aceitamos doações de materiais”, ressaltou.
Os vereadores Felipe Kuhn Braun (PDT) (assumiu a vereança no lugar de Antonio Lucas, em licença paternidade por cinco dias), Issur Koch (PP) e Patrícia Beck (PTB) também parabenizaram a escola pelas ações.