Projeto ambiental da escola Guilherme Gaelzer Neto é apresentado na sessão

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h02
29/10/2013 – O Projeto Ambiental Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida), da Escola Municipal Ensino Fundamental Coronel Guilherme Gaelzer Neto, foi apresentado na sessão desta terça-feira, dia 29. A atividade aconteceu por iniciativa do vereador Cristiano Coller (PDT), por meio do requerimento nº 962/2013.

Coller usou a tribuna para dizer que ficou encantado com o projeto de preservação do meio ambiente desenvolvido pela escola. “Com espaços urbanos cada vez mais destruídos pelo homem, ações de separação de lixo, reutilização de materiais e outros trabalhos de conscientização são essenciais”, disse. O vereador também participou da Conferência Escolar Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela escola dias 27 e 28 de setembro. Na ocasião, lembrou Coller, foram realizadas palestras sobre meio ambiente e vida sustentável.

O parlamentar parabenizou a diretora Elaine Nedel e demais professores da escola. “Se chegaram neste patamar é por causa da luta de vocês. São guerreiros”, ressaltou. Ele frisou que a participação dos familiares na vida escolar dos filhos é muito importante. “Fiquei muito feliz em ver tantos pais participando das atividades propostas pela Conferência”, disse.

Capa diretora (1).JPGA diretora contou um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto, que deixou a escola mais verde e cheia de vida. “Sabemos que várias instituições realizam projetos semelhantes, mas poder falar sobre o que faz a nossa escola é muito bom”, destacou. Ela disse, ainda, que a instituição está muito linda e colorida, e tudo é fruto da criatividade dos alunos, que utilizaram material de sucatas.

Alguns alunos falaram sobre as ações desenvolvidas e relacionadas à correta separação e destinação do lixo, a arborização e preservação do Rio dos Sinos. “Também estamos pensando maneiras de como levar essas ideias para além do muro da escola e embelezar toda a cidade.” Eles deixaram a seguinte mensagem: “tudo o que acontece no mundo, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”

A diretora da escola aproveitou o momento para pedir ajuda para a revitalização de uma casa localizada nos fundos da escola, e que abriga material reciclado. “Aceitamos doações de materiais”, ressaltou.

Os vereadores Felipe Kuhn Braun (PDT) (assumiu a vereança no lugar de Antonio Lucas, em licença paternidade por cinco dias), Issur Koch (PP) e Patrícia Beck (PTB) também parabenizaram a escola pelas ações.