Programa Catavida é homenageado por seus cinco anos

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h02
30/11/2016 – O Programa de Gestão Social de Resíduos Sólidos Catavida foi homenageado nesta quarta-feira, 30, pela passagem do seu 5º aniversário. Enio Brizola (PT), autor do requerimento, contou brevemente a história do projeto, criado pela Prefeitura. “Ficamos muito consternados quando conhecemos a realidade da central de reciclagem da Roselândia, com trabalho escravo, entre outros problemas”, contou o vereador, que fez parte do grupo de trabalho responsável por mudar essa realidade. O Catavida surgiu tendo como foco a dignidade dos trabalhadores, e atua em parceria com cooperativas de catadores.

O presidente da Câmara, Antonio Lucas (PDT), frisou que, antes do Catavida, as pessoas recebiam cerca de R$ 200 por mês para atuar na separação de lixo, sendo que a passagem e a alimentação eram geralmente descontados desse valor. “Obrigada por ajudarem a nossa cidade a ser mais limpa”, finalizou.

O coral do Catavida fez uma apresentação musical, e Brizola entregou um quadro comemorativo a Paulo Ricardo Bohn, coordenador da cooperativa Coolabore. Bohn salientou a importância de toda a comunidade neste trabalho, separando o lixo, e da necessidade de ampliação da coleta seletiva a todos os bairros da cidade. “Também é importante reduzir a quantidade de materiais que descartamos, repensando as nossas compras.”

Saiba mais

A coleta seletiva solidária é uma iniciativa da Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Gestão Socioambiental de Resíduos Sólidos, o Catavida, que desde 2010 tem parceria com a Cooperativa Coolabore, e em maio de 2016, passou a ter vínculo com a Cooperativa de Trabalho e Renda Univale. O Catavida é um programa intersetorial administrado pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo. (Fonte: www.novohamburgo.rs.gov.br)

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh