Professores da Feevale falam sobre missão à Espanha em reunião com a Comissão de Meio Ambiente

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h02
14/07/2015 - Com o objetivo de convidar a Comissão de Meio Ambiente para uma missão técnica na Espanha, os professores da Feevale Günther Gehlen e Marco Antônio Siqueira Rodrigues reuniram-se nesta terça-feira, 14, com os integrantes do grupo – Antonio Lucas (PDT/presidente), Sergio Hanich (PMDB/secretário) e Naasom Luciano (PT/relator) – e com o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Antônio Bonato. O encontro ocorreu na sede do Legislativo hamburguense.

Segundo Gehlen, essa será a quarta viagem para a Europa para verificar o funcionamento das plantas macrófitas em flutuação no tratamento de esgoto. As anteriores, em julho de 2013, janeiro de 2014 e maio de 2014, ocorreram em estações diferentes do ano, para verificar o desempenho da técnica em situações climáticas distintas. 

Agora, as visitas a modelos de tratamento implantados em Madri, Sevilha e Valência, entre outras cidades, devem ocorrer entre 30 de agosto e 6 de setembro, época próxima ao outono europeu. Entre os locais que devem ser analisados está a Fundación Centro de las Nuevas Tecnologías del Agua (Centa).

Bonatto falou sobre a importância da participação dos vereadores no aprimoramento da proposta que deverá ser implantada em Novo Hamburgo, lembrando que algumas questões devem passar pelo Plenário. Naasom acredita que o Município será um exempo de sucesso na América Latina quanto à adoção dessa tecnologia. Serjão apontou que o tratamento de esgoto é uma questão urgente na cidade, e que já deveria ter sido adotado há 20 anos. Lucas agradeceu o fato de os pesquisadores lembrarem-se da Comissão de Meio Ambiente.

Saiba mais

A implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau/Pampa fará uso da tecnologia de efluente com filtros de plantas macrófitas em flutuação, medida pioneira no País. Para a obra, nos fundos da Vila Kroeff, serão feitas nove lagoas de tratamento em 11 hectares. Conforme Rodrigues e Gehlen, o projeto conseguiu aprovação da Caixa Econômica Federal em maio. Eles esclareceram que falta ainda a abertura de processo licitatório para a realização da obra.