Professor Issur Koch pede instalação de placas para conscientização sobre abandono de animais

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h02
01/09/2016 – Nesta semana, 136 indicações e pedidos de providência fizeram parte do expediente. Professor Issur Koch (PP) sugere instalação de placas, ao longo da avenida Integração e em alguns pontos de Lomba Grande, alertando que o abandono de animais é crime. O vereador pede ainda a implantação de placa mencionando a Lei do Lixo Zero na praça Punta Del Leste; conserto de passeio público na rua Joaquim Pedro Soares; e troca de lâmpada nas ruas Voluntários da Pátria e Joaquim Pedro Soares.

Jorge Tatsch (PCdoB) repassa diversas demandas da comunidade hamburguense ao Executivo, como pintura de faixa de segurança na rua Três de Outubro, em frente ao Fórum; recolocação de lixeira pública na rua Riveira; colocação de canos de esgoto nas ruas da Divisa e Nelson Henrique Lima; asfaltamento das ruas Da Construção, Harmonia, Costa Rica e José Guido Schmidt; recolhimento de lixo no canteiro da avenida Marquês de Olinda; e patrolamento e colocação de britas em toda a extensão da rua 7 do loteamento Cohab.

Roger Correa, também do PCdoB, solicita com urgência manutenção e instalação de novas luminárias em parada de ônibus da avenida Nicolau Becker, esquina com a rua Doutor Magalhães Calvet.

Entre os diversos pedidos de Patrícia Beck (PPS) destacam-se sugestão para que parte da verba que será arrecadada em leilão da Prefeitura seja utilizada para compra de van para a Apae, atendendo demanda contemplada no Orçamento Participativo 2015; implantação de quebra-molas nas ruas Jaburu e José João Martins; recapeamento asfáltico nas ruas Rio Negro e Sorocaba; substituição de tampa de bueiro nas ruas Timbaúva, dos Carvalhos, Jacarandá e Rio Pelotas; e recolhimento de galhos e lixo na rua Benedito Calixto.

Cristiano Coller (Rede) busca desentupimento da canalização de esgoto e conserto de boca de lobo na rua Alberto Dresbach.

Gerson Peteffi (PMDB) pede troca de duas lâmpadas queimadas na passarela Thomas Engel. Da mesma bancada, Sergio Hanich pleiteia troca de lâmpada nas ruas João Schwan Filho e Arthur Momberger.

Inspetor Luz, também do PMDB, reivindica melhorias na rede de iluminação pública na rua Padre Chagas; limpeza nas ruas Afonso Pena, São Francisco de Assis e Fredolino Albrecht; conserto de buracos e irregularidades nas ruas Lucas de Oliveira, Boa Saúde, Tupi e Juíz de Fora, entre outras; conserto de passeio público na rua Marechal Câmara; e reposição de placa de identificação na esquina das ruas Silveira Martins e das Flores e das ruas Eurico Gaspar Dutra e Manoel Pereira Brodt.

Fufa Azevedo (PT) solicita coleta de lixo na ciclovia na avenida Primeiro de Março, além de operação tapa-buracos em diversos endereços, como nas ruas Sorocaba, Vinte e Cinco de Julho, Caçador e Cristóvão Colombo.

Do mesmo partido, Enio Brizola busca colocação de lixeiras na praça da avenida Nações Unidas; colocação de cerca de proteção na praça da rua Rio Paraná; patrolamento e limpeza na rua Armindo Varisco; colocação de placa de “proibido colocar lixo” na estrada Vereador Oscar Horn; recolhimento de resíduos de podas na rua Espanha; e troca de lâmpada na rua Alberto Lindner.

O presidente do legislativo, Antonio Lucas (PDT), pede colocação de quebra-molas na rua Arthur Momberger. Da mesma bancada, Enfermeiro Vilmar busca limpeza de boca de lobo na rua Pau Brasil.

O que são indicações e pedidos de providências?

De acordo com a Constituição Federal, os legisladores não podem apresentar projetos de lei que impliquem custos para o Poder Executivo. Por isso, quando têm alguma ideia para melhorar a cidade – mas que não pode ser apresentada em forma de projeto –, eles fazem uma indicação, ou seja, uma sugestão para a Prefeitura. Além disso, está entre as obrigações dos vereadores cobrar ações como a troca de lâmpadas nos postes e a pavimentação de ruas. Como estão perto de seus eleitores, sabem quais os problemas que enfrentam e quais suas reivindicações. 

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh