Prefeitura poderá contratar oito agentes de mobilização
O que é o Acessuas?
O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho faz parte do plano Brasil sem Miséria e é desenvolvido em Novo Hamburgo pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social desde 2012. O objetivo é propiciar o acesso da população em extrema pobreza a oportunidades de ocupação e renda através dos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados através do Programa Nacional do ensino Técnico – Pronatec. As aulas ocorrem em diversos espaços da cidade, e os alunos recebem passagem e alimentação. Este ano, há 1,8 mil vagas apenas para Novo Hamburgo, e no ano passado formaram-se 900 pessoas. As entidades executoras são Senai/Senac.
Os mobilizadores trabalharão buscando e acompanhando o público-alvo, ou seja, pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 16 e 59 anos, em especial egressos do sistema socioeducativo; famílias com situação de trabalho infantil; população em situação de rua; famílias com crianças em situação de acolhimento provisório; moradoras em territórios de risco; egressos do sistema penal; beneficiários do Programa Bolsa Família; pessoas retiradas do trabalho escravo; e mulheres vítimas de violência.
Contratação dos agentes
A contratação precedida de seleção pública específica, através de processos seletivos simplificados.
O prazo máximo será de um ano, admitida a prorrogação do contrato por igual período. Os agentes de mobilização deverão receber R$ 1,2 mil por mês.
Saiba mais sobre o Acessuas aqui (http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica/programa-nacional-de-promocao-do-acesso-ao-mundo-do-trabalho-2013-acessuas-trabalho)