Prefeita eleita Fátima Daudt anuncia nomes do primeiro escalão do governo

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h02
20/12/2016 – A prefeita eleita para administrar Novo Hamburgo de 2017 a 2020, Fátima Daudt (PSDB), e seu vice, Antonio Fagan (que também assumirá o cargo de secretário municipal de Saúde), fizeram o anúncio do primeiro escalão do governo municipal na noite desta terça-feira, 20, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. A sua gestão será composta por 12 secretários municipais, o procurador-geral, o chefe de gabinete da prefeita, o diretor-presidente da Fenac, o diretor-geral da Companhia Municipal de Saneamento (Comusa), o diretor-geral da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) e a diretora de administração da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. “Eu me cerquei de pessoas qualificadas. Nós somos um time”, ressaltou a primeira prefeita eleita para governar o Município.

Segundo a assessoria da nova gestão, as denominações para as secretarias, autarquias e empresas públicas estão em conformidade com o projeto de reforma administrativa apresentado pela prefeita eleita. Como a matéria ainda não foi votada na Câmara, no dia 1º de janeiro de 2017, os secretários e diretores serão nomeados com a nomenclatura da administração atual, que está em vigor. 

Secretarias 

Secretaria de Administração: Linéo Baum 

Baum é técnico em Administração de empresas e tem mais de 30 anos de vivência na área administrativa dentro da esfera pública. 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação: Roberta Gomes de Oliveira

Roberta é graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gerência de Marketing, com MBA em Gestão Empresarial. É uma profissional com carreira desenvolvida nos setores da construção civil e no âmbito empresarial nas áreas comercial, de marketing e gestão.

Secretaria da Fazenda: Gilberto dos Reis 

Reis ingressou na Prefeitura em 1983 e, em 33 anos como funcionário público, foi secretário de todos os prefeitos com quem trabalhou, além de comandar diversas diretorias. Também possui grande experiência no governo estadual, onde atuou como diretor de Administração dos Recursos Humanos, dentre outros cargos.

Secretaria de Educação: Maristela Guasselli 

Maristela tem doutorado em Educação. Já atuou como secretária municipal de Educação e Desporto de Novo Hamburgo, onde recebeu o prêmio nacional Inovação em Gestão Educacional 2008, e como diretora de departamento na secretaria da Educação do Estado do RS. É professora concursada da rede municipal de ensino.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Paraskevi Bessa-Rodrigues

Paraskevi é doutora na áreas das relações da União Europeia com o Mercosul. É graduada em Ciências Políticas e Relações Internacionais. Possui mais de 18 anos de experiência profissional na área acadêmica, órgãos governamentais, organizações internacionais, empresas e associações de classe. Atuou, dentre outros, em programas e projetos de gestão urbana e desenvolvimento regional. 

Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários: Faisal Karam

Karam é formado em Administração de Empresas e foi secretário de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito de Campo Bom por 14 anos, secretário de Planejamento por dois anos e foi prefeito também de Campo Bom de 2009 a 2016. Ao longo da sua trajetória na vida pública, teve atuação destacada no âmbito regional e estadual, especialmente na área de obras. 

Secretaria de Saúde: Antônio Fagan 

Fagan, além de vice-prefeito, também assumirá a pasta de secretaria de Saúde. Formado em Medicina, com residência médica em Medicina Geral Comunitária e pós-graduado em Perícia e Auditoria Médica, Medicina do Trabalho e Dermatologia. Tem atuação destacada na rede pública de saúde, com experiência em emergência e gestão do SUS. 

Secretaria de Cultura: Ralfe Cardoso 

Cardoso é fundador da produtora Um Cultural, empresa responsável por diversas iniciativas culturais na região do Vale do Sinos. Atuou na coordenação do Festival de Cinema de Gramado entre 2012 e 2014. Foi eleito vereador de Novo Hamburgo em 2001 e reeleito em 2004, presidindo a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. 

Secretaria de Segurança: Roberto Jungthon 

Jungthon é General de Divisão, doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Como oficial-general, exerceu cargos de comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul, entre outros. 

Secretaria de Desenvolvimento Social: Flávia Ruschel Petry 

Flávia é graduada em Serviço Social, com especialização em Equipes Gestoras de Serviços e Sistemas de Saúde e em Gestão do Cuidado – Por uma Escola que protege. Foi professora na rede pública de ensino municipal e estadual. Desde 1993, é assistente social na Prefeitura, já tendo coordenado a parte de saúde mental por seis anos. Desde 2005, dedica-se diretamente à área da assistência social, inclusive dentro da temática inclusão produtiva. Tem atuação ativa junto aos conselhos municipais de Políticas e de Direitos vinculados à Assistência Social e junto à Corregedoria dos Conselhos Tutelares. 

Secretaria de Meio Ambiente: Udo Sarlet 

Sarlet é professor, servidor público da Prefeitura de NH e atua como agente ambiental desde 2005. Foi o primeiro diretor de Meio Ambiente e já atuou como presidente da Fundação Pró-parque de Novo Hamburgo. Já foi, dentre outros, Instrutor da Guarda Municipal – Meio Ambiente e Armamento e Tiro, diretor de Proteção Ambiental, coordenador do programa de resgate de equinos vítimas de maus tratos e responsável pelo Parque Municipal Henrique Luis Roessler. 

Secretaria de Esporte e Lazer: Jorge Schmidt 

Schmidt possui licenciatura em Educação Física pela Feevale. É técnico de voleibol e tem diversos títulos conquistados, dentre eles, tricampeão da Super Liga de Voleibol e vice-campeão da Liga Europeia na modalidade. Já passou por diversos times e foi auxiliar técnico da Seleção Brasileira, chefe da Delegação Brasileira na Liga Mundial e técnico observador nos campeonatos mundiais no Brasil e na Grécia, além do campeonato Europeu na Holanda. 

Outros cargos 

Procurador-geral do Município: Nei Sarmento

Sarmento é graduado em Ciências Jurídicas, é inscrito na OAB/RS e pós-graduado em Direito Ambiental. Atuou como procurador do Hospital Geral de Novo Hamburgo por 12 anos. Atualmente, mantém escritório de advocacia no município e integra o Departamento Jurídico da equipe de transição de Fátima Daudt. 

Chefe de gabinete da prefeita: Raizer Ferreira 

Ferreira é empresário, com 13 anos de experiência como gerente e diretor administrativo, além de ter atuado como gestor de rede de relacionamento na iniciativa privada. Desde 2012, desempenha trabalhos comunitários voluntários. Preside o PTdoB em Novo Hamburgo. 

Diretor-presidente da Fenac: Márcio Jung 

Jung é formado em Comunicação Social. Por oito anos, foi diretor da Arezzo, uma das maiores empresas do ramo calçadista do Brasil. Trabalhou nas áreas de suprimento, comercial e logística de importantes empresas, tanto no mercado nacional como internacional. Por mais de 30 anos participou de diversas feiras no Brasil e no exterior como visitante e expositor. 

Diretor-geral da Comur: Joel Gross 

Gross tem cerca de 20 anos de experiência na área pública. Já foi assessor parlamentar e coordenador de gabinete na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Na Prefeitura, atuou como assessor da diretoria, diretor e secretário interino de Serviços Urbano. Também foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa. 

Diretor-geral da Comusa: Silvio Klein

Klein é engenheiro civil com especialização na área de estruturas. Na área pública, já presidiu a Associação dos Arquitetos e Engenheiros Civis de NH, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos, a Comur e a Associação de Serviços Municipais de Saneamento – Regional RS. Na Comusa, já atuou como diretor-presidente e diretor de relacionamento com o cliente, cargo que exerce até o final do ano. É membro do Conselho Diretor Nacional da Associação de Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e do Conselho Estadual de Saneamento (Conesan).  

Diretora de Administração da Fundação de Saúde Pública: Cláudia Schenkel 

Cláudia é graduada em Direito, com aprovação na OAB/RS, especialização em Gestão Pública e pós-MBA em Liderança. É prefeita de Picada Café desde 2013 e já atuou anteriormente como servidora da Casa Civil do governo do estado, da Procuradoria-Geral do Estado e da Assembleia Legislativa.

Após o anúncio formal, foi aberto tempo de trinta minutos para peguntas da imprensa. Cada jornalista pode fazer uma pergunta.

Dados dos currículos enviados pela assessoria da prefeita Fátima Daudt. 

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh