Praça no Santo Afonso se chamará Walter Jobim – Paraguaio

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h02
19/04/2012 - Na sessão desta quinta-feira, 19, os vereadores aprovaram em segundo turno, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 29/2012, de autoria do presidente da Casa, Gilberto Koch (PT). A proposta dá o nome de praça Walter Jobim – Paraguaio a uma área verde do bairro Santo Afonso. O local, com 3.600 metros quadrados, está situado na quadra formada pelas ruas La Habana, La Paz e Guatemala.


História

 


Walter Jobim nasceu em 13 de novembro de 1929 em Uruguaiana. Morou em Porto Alegre e Sapiranga, mas foi em Novo Hamburgo que criou raízes. Chegou no início da década de 1970 e se instalou no bairro Santo Afonso. Tornou-se um líder comunitário e foi escolhido presidente da associação de moradores do bairro. Também foi presidente do grupo de pais e mestres da Escola João Baptista Jaeger.

Paraguaio, como era conhecido, foi jogador de futebol em alguns times de expressão do cenário gaúcho. Atuou em clubes tradicionais da cidade como Liberdade, Floriano e Santo Afonso, onde, além de jogador, fez parte da diretoria. Em 1975, tornou-se presidente do Esporte Clube Santo
Afonso.

 Foi casado com Maria Campos, com quem teve cinco filhos e, posteriormente, com Neida dos Santos Azambuja, com quem teve mais quatro filhos. Faleceu em 18 de agosto de 1999, aos setenta anos. Familiares participaram da sessão.

 Memórias


“Encaminhamos esse projeto por tudo aquilo que ele fez pelo esporte e para a comunidade do bairro Santo Afonso”, disse Betinho. Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) parabenizou Betinho pela iniciativa e sugeriu que fosse feita uma emenda acrescentando a explicação “líder comunitário” na placa nominativa. Abrelino Rodrigues (PMDB) lamentou que esse tipo de homenagem não pode ser feita em vida. Segundo Jesus Maciel (PTB), os cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento da cidade merecem esse tipo de reconhecimento. “Que a sua história sirva de exemplo para outras pessoas.” Ricardo Ritter – Ica (PDT) contou que conviveu muito com o Paraguaio na organização de campeonatos varzeanos.

Leia o projeto completo aqui.