Portal da Câmara obtém destaque em artigo científico

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h02
09/12/2016 - Em recente artigo científico, a pesquisadora Ana Lucilia da Silva Marques comparou os portais das cinco maiores Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre e neste estudo a de Novo Hamburgo obteve destaque. Também foram avaliados os portais das Câmaras de Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Viamão.

No artigo "PORTAIS ELETRÔNICOS DE ÓRGÃOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS COMO INSTRUMENTOS PARA O EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA: Um estudo sobre websites de Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS", Ana Lucilia, graduanda em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS, utiliza um modelo de análise para compreender de que forma é disponibilizada a informação produzida pelos Legislativos municipais e como se dá o exercício da democracia no âmbito regional.

A análise foi realizada durante o mês de outubro de 2016, e concentrou-se nos seguintes pontos: (a) Disponibilização de informações básicas ao público mais amplo; (b) Estrutura do processo decisório, incluindo informações sobre a Mesa Diretora, as Comissões Permanentes e Temporárias e o Plenário; (c) Recrutamento de agentes políticos, perfil de Vereadores e bancadas; (d) Processo decisório propriamente dito; (e) Modalidades de interação vertical com o público; e (f) Informações básicas sobre a estrutura administrativa da Casa Legislativa.

Em comparação aos demais portais, Ana Lucilia concluiu que o da Câmara Municipal de Novo Hamburgo apresentou o melhor desempenho. “Relativamente ao website da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, pode-se perceber a qualidade diferenciada de organização. Destaque para a variável ‘Mapa do Site’, a única efetivamente funcional dentre as páginas avaliadas”. Outro ponto que a autora destaca é a disponibilização de um Glossário de Termos Parlamentares. “Os órgãos do Poder Legislativo utilizam-se de uma linguagem muitas vezes longe do alcance do cidadão médio, o que pode tornar a informação ininteligível, mesmo que disponibilizada pelos portais eletrônicos. Dentre as páginas avaliadas, a de Novo Hamburgo foi a única a disponibilizar tal ferramenta”.

 

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh 

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh