Por meio de tribuna popular, cidadã relata agravamento de problema com canalização de esgoto

por jaimefreitas — última modificação 16/10/2020 20h02
Na sessão desta segunda-feira, 17, a hamburguense Marisa Isabel Gröff usou novamente a tribuna popular para relatar o agravamento do problema que enfrenta com um conserto não realizado em uma rede pública de esgoto que passa no terreno de sua residência. No local, há uma grande cratera por onde passa um esgoto a céu aberto. Com as chuvas ocorridas durante a madrugada e manhã de hoje, a situação piorou e parte do terreno cedeu, aumentando o tamanho do buraco. Marisa relatou seu caso aos vereadores no dia 3 de outubro.

“Mais uma vez eu retorno à Câmara para pedir ajuda, já que não tenho mais forças nem palavras para descrever o que minha família vem passando com tudo isso. Tenho medo que tudo que possuo venha abaixo, pois a minha dispensa já foi engolida pelo buraco e a minha cozinha está quase desabando. Eu quero uma ação da prefeitura para resolver o problema”, desabafou a cidadã.

Segundo relatou Marisa Gröff, a prefeitura abriu o buraco para a manutenção, mas não finalizou a obra, que fica na rua Balduíno Michel, no bairro Rondônia. No entorno, quatro casas foram interditadas no início da manhã de hoje. A decisão foi tomada, segundo a Defesa Civil, devido ao risco de desmoronamento das residências depois que a canalização, que passa por baixo das casas, se rompeu.

O vereador Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), criticou a administração municipal pelo descaso na solução do problema. Schenlrte está substituindo o vereador Raul Cassel (PMDB), que encontra-se em licença conforme requerimento 1.420/2016. Para Patricia Beck (PPS), "o prefeito não pode permitir que isso aconteça e deve responder judicialmente por omissão". Segundo Issur Koch (PP), "casos críticos como esse acontecem em várias partes da nossa cidade e isso é lamentável. Novo Hamburgo vai ficar muito tempo pagando pelos erros da atual administração". De acordo com Sergio Hanich (PMDB), "mais uma vez, a prefeitura não assume a responsabilidade em solucionar o problema. Essa é uma situação de calamidade pública e exige uma ação rápida do prefeito". 

No dia 4 de outubro, os vereadores Nasson Luciano, Patricia beck, Inspetor Luz e Serjão fizeram, uma vistoria no local, e pediram providências à prefeitura para a realização do reparo na rede de esgoto.


Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh