Plenário homenageia 23 anos da Escola Keli Machado

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h02
10/11/2011 - Iniciativa é do vereador Luiz Carlos Schenlrte

Por iniciativa do vereador Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), a Escola Estadual Especial Keli Meise Machado, instituição de ensino voltada para à educação de alunos surdos, foi homenageada nesta quinta, dia 10, pelos seus 23 anos de fundação. O colégio conta com 70 alunos, distribuídos em 12 turmas. O currículo adotado é semelhante ao das demais escola, com exceção do ensinado de libras. Além de crianças e jovens surdos, são atendidos estudantes com múltiplas deficiências. "É uma grande satisfação homenagear uma escola que muito tem feito por crianças de toda a região. Tive o prazer de conhecer a instituição quando estava iniciando suas obras", relatou Carlinhos.

Sandra Baldin diretora da escola, explicou que em 2011 foi implementado o turno integral, em três dias da semana, das 7h20min às 19h15min. Segundo ela, são servidas três refeições e realizadas oficinas de letramento, leitura, informática, danças, capoeira, meio ambiente e Agenda 21. Ela esclareceu que esse trabalho não pode ser estendido a mais dias da semana por falta de condições financeiras. Sandra destacou que a verba que a escola recebe do governo estadual e federal é insuficiente. Para complementar, são feitas rifas, almoços e diversas festividades para dar suporte aos alunos. O transporte escolar é realizado pelo Município. O serviço é prestado por um motorista que se especializou em libras e que fica à disposição da escola.

"Nós defendemos a inclusão, de qualidade, que venha preservar os direitos dos alunos", disse a diretora ao falar sobre a importância do ensino de libras e de português. No término de sua exposição, foi exibido um vídeos com depoimentos de vários alunos, agradecendo o trabalho realizado na Escola Keli Meise Machado.

Além de diversos estudantes, estiveram presentes à homenagem as seguintes integrantes da equipe da escola: Marilu Staudt, Marina Castro, Sinára da Silva, Patrícia Darros e Luciane Bresciani. Além de atender crianças com deficiência auditiva.


Carlinhos falou sobre diversos momentos importantes na história da instituição, como a inauguração do novo prédio em 21 de setembro de 1990. Parabenizou professores e voluntários pela atuação. "Que Deus permita que vocês continuem fazendo esse trabalho especial", encerrou.

Jesus Maciel (PTB) falou em nome do PT, PDT e do veredor Sergio Hanich (PMDB). "Convido a comunidade a conhecer a escola, ver o trabalho, a qualidade das ações e atividades. No momento em que nos engajamos nessa ideia, podemos fazer a diferença, dando mais condições para que professores e voluntários possam fazer ainda mais", conclamou o vereador.
10/11/2011