Pedido de vista ao projeto que institui o Histórico Médico Escolar
O Histórico Médico Escolar deverá conter: fotografia; nome completo do estudante; data de nascimento; endereço; número ou cópia do Cartão do SUS; plano de saúde, se for o caso; tipo sanguíneo; vacinas tomadas; alerta de alergia a medicamento, se for o caso; telefones de urgência para contato; e nomes dos pais ou responsáveis.
Na justificativa, Issur aponta que professores e diretores das escolas deparam-se diariamente com situações de risco geradas a partir de acidentes com seus alunos. “Não raro é preciso socorrer estudantes até ambulatórios ou prontos-socorros. Ao chegarem no atendimento de urgência, a direção da escola se depara com um novo problema, pois geralmente o aluno desconhece seu tipo sanguíneo, se é alérgico a algum medicamento ou se é vacinado contra determinada doença. Com a criação do Histórico Médico Escolar, a escola poderá, no momento da matrícula ou rematrícula, buscar essas informações junto a pais e responsáveis, facilitando o atendimento e, até mesmo, salvar vidas em casos mais urgentes”, argumenta.