- Paulo Sérgio Gusmão dá nome à escola municipal
A Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Jardim Mauá será denominada Paulo Sérgio Gusmão. O Projeto de Lei nº 85/2012, de Leonardo Hoff (PP), foi aprovado, em primeiro turno, por unanimidade na sessão desta terça-feira, dia 7 de fevereiro. A placa denominativa deverá conter os seguintes dizeres “Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Sérgio Gusmão”.
Histórico
Paulo Sérgio Gusmão nasceu em São Leopoldo, em 8 de dezembro de 1924, filho de Maria Emília de Paula e João Silveira Gusmão. Iniciou seus estudos em Porto Alegre e concluiu no Colégio São Luiz em São Leopoldo, onde formou-se em Contabilidade.
Aos 17 anos decidiu seu destino – Jornalismo. Fez seu primeiro jornal “Record”, com oito páginas e 100 exemplares de tiragem. Criou os artigos, buscou as notícias, projetou os anúncios e vendeu a publicidade. Distribuía seu jornal de casa em casa. Em 1957, com seu irmão Mário Alberto Gusmão, iniciou um novo jornal em São Leopoldo: o “SL”.
Em 1960, a convite de Roberto Jaeger, iniciaram o “NH”, que na época era semanal. Em sua vida, envolveu-se em inúmeros projetos comunitários. Sua primeira campanha, juntamente ao industrial Bruno Petry, foi a Fenac. Contribuiu com a Criação da Feevale, sendo um dos sócio-fundadores da sua mantenedora (Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo – Aspeur). Participou da criação da CRT – Novo Hamburgo. Com isso, o Município foi a primeira cidade do interior do Estado a possuir telefones automáticos.
Em 1983, junto ao professor Ernest Sarlet, criou o projeto “Agora” inédito na América do Sul, disponibilizando, em escolas públicas, o computador.
Paulo Sérgio Gusmão faleceu em 19 de fevereiro de 1997. Ficou na história do legado de seu trabalho, a força de sua iniciativa e a lição de humanidade em seu desprendimento com a comunidade.
Leia o projeto na íntegra: http://sapl.camaranh.rs.gov.br/sapl_site/sapl_skin/consultas/materia/materia_mostrar_proc?cod_materia=14526