Patricia espera que mais mulheres ocupem espaço na política

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h02
09/01/2017 – Neste momento, Novo Hamburgo é comandada por mulheres, mas a política ainda é dominada por homens. Porém, a nova presidente da Câmara, Patricia Beck (PPS), acredita que vivemos um momento de mudança. Ainda são treze homens e, novamente, apenas uma mulher na vereança, frisou durante a cerimônia de posse. “Espero que em breve outras vereadoras também ocupem uma cadeira no Poder Legislativo.”

De acordo com dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Novo Hamburgo naquele ano contava com 115.766 homens e 123.174 mulheres, ou seja, elas são a maioria. Em contrapartida, o TRE-RS destacou que, nas eleições de 2016, foram eleitas 31 prefeitas e 455 prefeitos no Estado – e 807 vereadoras ao lado de 4.103 vereadores homens.

A Câmara hamburguense, historicamente, têm poucas representantes do sexo feminino. Na legislatura passada, apenas Patricia ocupou uma cadeira. Na 15ª Legislatura (2009-2012), eram só duas parlamentares: Anita Lucas de Oliveira e Carmen Ries. A primeira vez que uma mulher foi eleita vereadora foi para a 6ª Legislatura, em 1968: Sandra Hack. Ela era a única mulher entre os 10 representantes do povo. Em 1973 havia duas legisladoras na cidade, Maria Paula Biondi e Marlene Plangg, sendo que esta última foi a primeira mulher – e a única até 2017 – a assumir a presidência da Casa. Desde então, houve legislaturas sem vereadoras, e elas nunca chegaram nem a um terço do grupo.

A prefeita Fátima Daudt – primeira mulher a assumir este cargo na cidade – também salientou durante a sua posse a baixa representatividade feminina nos cargos eletivos. “Quero incentivar todas as mulheres a lutar e conquistar seus espaços. Deixo aqui também minha profunda admiração aos homens que valorizam o trabalho feminino.” Vale lembrar que o Foro da Justiça Estadual da Comarca de Novo Hamburgo também tem uma mulher no comando: a juíza diretora Patricia Dorneles Antonelli Arnold.

Sociedade desigual

De acordo com o IBGE, em 2009 a média dos rendimentos anuais das mulheres era 72,3% da dos homens, mesmo considerando-se a mesma escolaridade e grupamento de atividade. Também de acordo com o instituto, as mulheres, em geral, ocupam posições mais precárias na hierarquia das ocupações.

A desigualdade continua em casa. Na edição de 2009 da Síntese de Indicadores Sociais – Uma análise das condições de vida da população brasileira, é possível ler que “do total das mulheres ocupadas, 87,9% declararam cuidar dos afazeres e do total dos homens, 46,1%”. O número médio de horas na semana dedicado a esses afazeres é de 20,9 para as mulheres e de 9,2 para os homens.

Fontes

TRE-RS – resultado das eleições 2016

Censo 2010 (IBGE)

Mulher no Mercado de Trabalho – Perguntas e Respostas (edição 2010/IBGE)

Síntese de Indicadores Sociais – Uma análise das condições de vida da população brasileira (IBGE) 

Legislaturas da Câmara de Novo Hamburgo

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh