Paróquia São José é homenageada em sessão solene pelos seus 50 anos

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h02
15/10/2015 – Na noite desta quinta-feira, 15, foi realizada no Plenário da Câmara a sessão solene em homenagem à paróquia São José, do bairro Primavera, que completa 50 anos em 2015. O requerimento é de autoria de Gerson Peteffi (PSDB), Enio Brizola (PT) e Raul Cassel (PMDB). Estavam presentes o padre da São José, Geraldo Elias Gonçalves do Couto, e o monsenhor Oscar João Colling, do Santuário das Mães, entre outras autoridades e membros da congregação.

Peteffi presidiu a solenidade e contou brevemente a história da entidade homenageada. “Ao longo desses 50 anos, o que não faltou foi a dedicação e o serviço de diversos padres”, disse o vereador, destacando ainda o esforço dos demais membros da paróquia. “Nosso bairro, apesar de todas as suas dificuldades, é um lugar muito bom de se viver graças ao trabalho de tantas pessoas.”

“Se quisermos seguir Cristo de perto, não podemos buscar uma vida cômoda e tranquila. Será uma vida empenhada, mas cheia de alegria”, afirmou Brizola, citando o papa Francisco. O parlamentar salientou que a paróquia já realizou cerca de 10 mil atendimentos por meio dos seus grupos pastorais, ajudando a promover uma sociedade mais justa e fraterna.

Cassel não pôde estar presente, mas deixou a sua mensagem gravada em vídeo.

Música e memórias

Após as falas dos vereadores, o coral da Paróquia São José apresentou algumas canções, como “Pater Noster”, de Nicolai Kedrov, e “Boi Barroso”.

Em seguida, o monsenhor Colling, primeiro padre da São José, contou que, em 1965, era ainda um padre jovem e sem experiência. “Sinto saudade daquele tempo. Foi muito bonito, mesmo com alguns sacrifícios”, relatou. “Daqui a 10 anos, se Deus quiser, vou participar da homenagem pelos 60 anos.”

Relatos da comunidade

A coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Nilva Libardi, frisou que muitos voluntários doaram seu tempo para ajudar a melhorar o mundo por meio da paróquia. “E faço um apelo para que trabalhem sempre mais.” A coordenadora Comunidade das Irmãs Angélicas, irmã Nair, disse que tudo o que é obra de Deus permanece, ainda que em meio a tribulações. José Lessa, representando as famílias da São José, também destacou as pessoas que trabalharam para o desenvolvimento da comunidade.

Resgate da vida”

Então, Peteffi e Brizola entregaram um quadro comemorativo ao padre Geraldo Couto, que agradeceu a iniciativa e salientou que o tema do jubileu é o resgate da vida. “Que essa característica da São José de acolher a todos jamais se perca”, finalizou.