Parlamento Metropolitano define Mesa Diretora para 2015

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h02
27/03/2015 - Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi definida a composição da Mesa Diretora do Parlamento Metropolitano. Representando o legislativo hamburguense, compareceu ao encontro o vice-presidente Luiz Fernando Farias (PT). A atividade reuniu parlamentares de 21 dos 34 municípios que integrarão o novo fórum de debates. Em 2015, a condução dos trabalhos será feita por Mauro Pinheiro (PT), presidente do legislativo da Capital.

As cidades foram divididas em seis polos regionais, e cada um indicou um vice-presidente. No caso do Vale do Sapateiro, grupo de Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Araricá, a escolhida para a vice-presidência foi Neila Becker (PT), presidente da Câmara de Estância Velha e única mulher da Mesa Diretora do Parlamento Metropolitano. O secretário-geral será Juarez Souza (PMDB), presidente da Câmara de Gravataí, que terá como 1º secretário o vereador Luiz Antônio Castro (PT), de São Leopoldo. O presidente do Legislativo de Nova Hartz, Valentin Melo (PT), será o 2º secretário.


Durante o encontro, Farias disponibilizou a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo para debates e encontros do Parlamento Metropolitano. Além disso, citando sua experiência na área da Segurança Pública, sugeriu que as cidades estudem a possibilidade de integrar seus sistemas de videomonitoramento, com espelhamento de imagens e compartilhamento de dados. Ele esclareceu que partilhar a informação em tempo real de um criminoso fugindo rumo a uma rodovia pode ser útil para sua captura em uma localidade vizinha.


A próxima reunião de trabalho está agendada para o dia 10 de abril, às 10 horas, também em Porto Alegre, e a instalação oficial do Parlamento Metropolitano foi marcada para 24 de abril.

A adesão das 34 Câmaras Municipais ao Parlamento será ratificada mediante aprovação de Decreto Legislativo no âmbito de cada município. As reuniões ordinárias do Parlamento Metropolitano acontecerão a cada dois meses, podendo ser chamadas extraordinárias por decisão da Mesa Diretora, cujo mandato terá um ano duração. Estão previstas cinco comissões permanentes: Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura; Saúde e Meio Ambiente; Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia; Segurança, Direitos Humanos e Cidadania; e Desenvolvimento Econômico, Regional e Turismo

Conheça os Polos Legislativos Regionais

Região Carbonífera: Arroio dos Ratos, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, São Jerônimo, Triunfo;
Vale do Caí: Capela de Santana, Montenegro, Portão, São Sebastião do Caí;
Vale do Gravataí: Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão;
Vale do Paranhana: Igrejinha, Parobé, Rolante, Taquara;
Vale do Rio dos Sinos: Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Canoas;
Vale do Sapateiro: Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Araricá.