Parlamento Metropolitano busca a realização de estudo sobre a viabilidade de um hospital regional

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h02
20/08/2015 – Integrantes da Comissão de Saúde Pública do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre reuniram-se nesta quinta-feira, 20, para planejar ações pela instalação de um hospital público regional no Vale do Sinos. A Câmara hamburguense recebeu o grupo de trabalho por iniciativa de Enio Brizola (PT), que é o representante de Novo Hamburgo na entidade. Ficou decidido que o próximo passo será marcar uma audiência com o governo do Estado, a fim de garantir recursos para um estudo sobre a viabilidade técnica da construção da nova casa de saúde.

Também deverá ser feita uma reunião com o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Sinos (AMVRS) e o prefeito de Araricá, Sérgio Machado, para que haja uma conformidade nas informações entre os dois órgãos. O prefeito havia informado que já foi encomendado um estudo qualitativo à Feevale, informação não confirmada pela instituição.

O presidente da comissão, Alexandre Hofmeister, de Campo Bom, iniciou os trabalhos falando das necessidades da região. “Temos gente que espera até dois anos por uma cirurgia. Gente que morre e não é atendida a tempo. Por isso, penso que é de fundamental importância aproximar esses atendimentos de média e alta complexidade da população. Chegamos ao absurdo de Campo Bom ter um ônibus de 50 lugares que leva pacientes para Porto Alegre duas vezes por dia para fazer exames”, afirmou.

O deputado estadual Tarcísio Zimmermann (PT) sugeriu o estudo para saber que especialidades devem ser priorizadas e qual a viabilidade econômica da nova casa de saúde. “Construir um hospital não é o principal problema, mas como ele será mantido. É preciso pensar em como combinar um novo hospital com a viabilidade econômico-financeira dos já existentes”, afirmou.

“Esses diálogos nos remetem para uma reflexão do tamanho do desafio que estamos propondo. Não é só construir um prédio, mas é manter uma casa de saúde desta magnitude em funcionamento. Por isso, esse estudo é fundamental”, ponderou Brizola.

Após os debates, a diretoria da comissão assinou o termo de adesão à Frente Gaúcha em Defesa da Saúde Pública, que é presidida pelo deputado Tarcísio. O evento contou ainda com a participação da vice-presidente do Parlamento Metropolitano, Neila Becker (Mana), de Estância Velha, e do vice-presidente da Comissão de Saúde, Juracir Filipin, de Dois Irmãos, e de vereadores de outros municípios da região. De Novo Hamburgo, além de Brizola, marcaram presença os vereadores Sergio Hanich (PMDB), Patrícia Beck (PTB), Cristiano Coller (PDT) e Gerson Peteffi (PSDB).

*Matéria de Deivid Poncio, estagiário de Jornalismo no gabinete de Enio Brizola.