22/12/2011 - Parcão ganha Plano de Manejo

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h02
Projeto foi elaborado com base em amplos estudos

O Projeto de Lei Complementar nº 15, também na pauta de votação da sessão extraordinária desta quarta-feira, 22, institui o Plano de Manejo para o Parque Municipal Henrique Luis Roessler, conhecido como Parcão.

A prerrogativa do Sistema Nacional de Unidades de Conservação para categoria de Uso Sustentável, na qual o Parque está inserido, estabelece como objetivo para essa unidade de conservação manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local – e também regular o uso da área, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza. Para que se concretizem tais medidas, foi realizado amplo estudo, com participação da comunidade local.

A área do Parque Municipal Henrique Luis Roessler é composta pelo lote de matrícula nº 54.545, pelas duas áreas institucionais e uma área verde, partes integrantes da matrícula nº 33.486,
todas do Ofício de Registro de Imóveis de Novo Hamburgo, mais o prolongamento projetado da Rua Osmar Senger a oeste da Rua Barão de Santo Ângelo, perfazendo uma área com
superfície total de 543.997,162 metros quadrados.

Apoio
Markus Wilimzig, representando o Movimento Roessler, pediu o apoio dos vereadores para coibir a abertura de uma rua no Parcão. Segundo ele, serão derrubadas árvores, causando grave impacto ambiental no espaço. O biólogo frisou ainda que a construção da rua pode fazer com que a área perca o status de conservação ambiental. Por fim, lembrou que o parque ainda está em sua forma original, sendo a única no Estado com esse patrimônio histórico.