Os 20 anos da anexação do Boa Saúde ao Município são homenageados na Câmara
Enio agradeceu a presença de todos e citou a programação dos festejos dos 20 anos da anexação do bairro ao Município, que se realiza de 19 a 24 desse mês. Ele lembrou fatos históricos, como as 1.741 pessoas que votaram no plebiscito de 22 de outubro de 1995, e os somente 22 eleitores que disseram não a anexação. “A maioria disse sim, nós pertencemos e seremos moradores de Novo Hamburgo. Nesse dia, o sentimento de abandono foi esquecido. Para ter acesso à educação e saúde, muitas vezes os moradores tinham de arrumar um endereço de Novo Hamburgo ou Estância Velha para serem atendidos. A partir desse dia, São Leopoldo ficava distante. Os moradores batiam no peito para dizer que, agora, eram de Novo Hamburgo. Tomadas por esse sentimento de orgulho, mais de mil pessoas vieram encontrar o prefeito e vereadores da época na praça principal para comemorar. Hoje, como parlamentar, me sinto também orgulhoso de estar contando aqui essa história – que precisa ser divulgada. Essa história precisa fazer parte do arquivo público municipal como oficial. E, hoje, muitos dos que fizeram papel fundamental neste processo estão aqui”, disse Brizola em seu discurso.
O vereador destacou as obras públicas, os serviços de saúde e educação, os números relacionados à indústria e prestação de serviços e agradeceu aos empreendedores que estão fazendo o bairro Boa Saúde se desenvolver cada vez mais. Para finalizar, homenageou o na época presidente da Comissão Pró-anexação e, mais tarde, eleito primeiro vereador do bairro, Irovan Goudinho Couto (em memória), representado no evento pela filha Raquel Londres Couto. Brizola ressaltou a liderança que Couto exerceu nesta luta, despertando na comunidade o desejo de pertencer a Novo Hamburgo.
Um documentário produzido pela Assessoria de Comunicação da Casa junto ao gabinete de Enio Brizola, relembrando fatos e histórias importantes da anexação, foi exibido durante a homenagem.
Pronunciamento dos vereadoes
Peteffi destacou a bravura e perseverança dos que lutaram para pertencer a Novo Hamburgo. “É um momento histórico e vocês e outros que vieram antes tiveram de superar muitos obstáculos”, disse o vereador se referindo aos moradores da ex-vila Torres. Citou Jair e Atalíbio Foscarini, dois ex-prefeitos que muito lutaram, segundo ele, pelo Boa Saúde. Peteffi disse que também trabalha em prol desse bairro e do Jardim Liberato. Elogiou a educação e o comércio e frisou a importância política que esses bairros vêm assumindo na cidade. “Com certeza Novo Hamburgo é melhor hoje do que foi há 20 anos”, finalizou.
Coller destacou a presença de diversas pessoas da comunidade. E agradeceu ao seu pai, presente no evento e morador do bairro, por ter escolhido o Boa Saúde para construir um pedaço de sua história. Ele também salientou o importante trabalho que está sendo desenvolvido pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Liberato, José Davi Soares Moreira, presente na tribuna de honra da Câmara. Ele também saudou a atuação dos moradores que lutaram para a anexação do bairro a Novo Hamburgo.
Agradecimentos
Terezinha Conceição da Silva agradeceu a homenagem. “Um pedaço do mundo mudou. Boa Saúde veio para Novo Hamburgo e isso é muito importante para nós e para o Município. A gente já se sentia pertencente, mas faltava oficializar. Muitas coisas boas aconteceram, e ruins também, mas essas a gente deixa para trás. Estamos de parabéns. Completamos 20 anos de aproximação com Novo Hamburgo”. Ela também lembrou que antes tudo era na base da dificuldade e nem escolas as crianças tinham. “Conseguimos tudo sem briga alguma. E isso é motivo de muita felicidade”, disse, agradecendo aos presentes e aos que trabalharam com carinho e amor para a concretização dessa luta.
Paulo Renato Weber de Lima disse que 20 anos é uma data que merecia ser comemorada. “Em função desta homenagem, reencontrei muitos colegas que lutaram por essa anexação”, disse. Ele agradeceu à Câmara pela homenagem e aos que a prestigiaram.
Guido Waclawovsky falou que o dia 22 de outubro de 1995 é um divisor de águas. “Temos o bairro Boa Saúde antes e depois desse dia”. Ele afirmou que é possível modificar a humanidade. “Quando a gente relembra toda essa história, tudo o que a comissão conseguiu fazer, vemos que é possível mudar muita coisas, sim. Ele citou a frase de Fábio Barbosa: “Nós somos a mudança que queremos no mundo”.
Jorge Antônio Velho, que também é suplente de vereador, parabenizou a todos os envolvidos com a luta da anexação do bairro a Novo Hamburgo. “São pessoas que trabalharam muito para esse fato que abriu o Boa Saúde para o mundo. Agora, ele tem vida. Ressuscitou. Está presente no mapa”. “Nos sentíamos pertencentes a Novo Hamburgo, comprávamos aqui, trabalhávamos aqui. Somente dormíamos em São Leopoldo”, relembrou. “Hoje, somos um bairro diferenciado e temos muito que crescer. E o pessoal é guerreiro”, finalizou.
Roque Serpa ressaltou que “é um momento de inspiração participar desta homenagem. E saber todas essas contribuições de homens públicos, aliado ao movimento da população que, com garra e determinação, alcançaram essa grande conquista”. Ele destacou que o momento foi de resgate histórico.
Para finalizar a solenidade, o vereador Enio Brizola entregou uma placa em homenagem aos 20 de anexação do bairro Boa Saúde ao Município de Novo Hamburgo ao presidente da Associação de Moradores do Bairro Boa Saúde, Jorge Antônio Velho, e ao presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Liberato, José Davi Soares Moreira.