Orphila Pacheco dá nome a rua do Loteamento Residencial Parque Novo Hamburgo

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h02
24/10/2013 - O Projeto de Lei nº 145/2013, de autoria do vereador Antonio Lucas (PDT), denomina como Orphila Pacheco a via pública identificada como a rua VII do Loteamento Residencial Parque Novo Hamburgo. A proposta foi aprovada por unanimidade, em segundo turno, na sessão desta quinta-feira, 24.

A via se inicia na estrada que vai a Portão e segue em direção aproximada leste até o início da rua Artur Silveira dos Santos, situada no bairro Boa Saúde, ocupando o quadrante I/02 do mapa da cidade, e com código de logradouro nº 2367-2. A placa denominativa deverá conter os dizeres "Rua Orphila Pacheco".

Histórico

Nascida em Novo Hamburgo em 2 de fevereiro de 1910, Orphila Pacheco, moradora do bairro Primavera, era conhecida por toda a comunidade por ter prestado um trabalho espetacular como protetora de todos, principalmente, dos mais humildes. Filha de Casemiro Moreira e de Ortência Moreira, casou aos dezesseis anos com Álvaro Pacheco, com quem teve os filhos Nildo Pacheco e Bernardete Silva.

Foi uma das primeiras moradoras do bairro Guarani, quando este ainda era conhecido apenas como Morro da Formiga. Sua casa era conhecida como uma espécie de posto de saúde, pois aplicava injeções, fazia curativos e até recomendava alguns chás e remédios, como uma enfermeira prática e experiente.

Por se tratar de uma pessoa pobre, se deslocava a pé e, às vezes, de carroça, para atender as pessoas necessitadas. Alguns retribuíam os serviços doando a ela arroz, feijão, farinha, ovos, galinhas, etc.