- Omar Antonio Guerreiro será nome de rua

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h02
29/11/2011 - Proprietário do Café Avenida é homenageado com via no Loteamento Nações Unidas

Omar Antonio Guerreiro será nome de uma via no Loteamento Novo Nações Unidas, via pública sem denominação que se inicia na rua Manágua e segue na direção sudeste até o prolongamento da avenida Marques de Olinda. O Projeto de Lei nº 114/2011, de Ricardo Ritter – Ica (PDT), que dá essa denominação à rua 2 daquela localidade, foi aprovado em primeiro turno na sessão desta terça-feira, 29.

História
Omar Antonio Guerreiro nasceu em Montenegro em 1910. Lutou na revolução de 30, participando do primeiro grupo que entrou no trem para lutar contra os que queriam derrubar Getúlio Vargas, passando por diversas batalhas violentas. Em dezembro de 1930, voltou para o sul, vitorioso. Em 1933, casou-se com Alaíde, teve a sua primeira filha e mudou-se para Novo Hamburgo para trabalhar em uma fábrica de calçados. Durante o dia, era operário e, à noite, trabalhava como garçom. Foi proprietário de um pequeno mercado, onde comercializava cerveja, aperitivos e frutas. Durante a guerra, seu mercadinho ficou famoso como ponto de encontro para discussões.

Primeiramente, Omar Guerreiro alugou o ponto do Café Avenida no dia 13 de agosto de 1942. O espaço já existia há 12 anos. Pouco tempo depois, torna-se proprietário. Foram 50 anos à frente do famoso ponto de encontro de diversas gerações. "Localizado em ponto central e considerado ponto de referência da cidade, não há um habitante que não tenha tomado um cafezinho no famoso Café Avenida", disse o vereador. "A cidade de Novo Hamburgo cresceu e mudou muito. Hoje, o seu Omar Guerreiro já partiu, mas o Café Avenida ainda permanece lá, sofreu apenas algumas modificações, mas a estrutura, a história e essência continua a mesma."

29/11/2011

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo no Flickr

Assista à TV Câmara no YouTube

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh