- Obras estão na reta final

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h02
25/05/2012 - Na tarde desta quinta-feira, 24, o presidente Gilberto Koch (PT) vistoriou as obras do Palácio 5 de Abril junto ao engenheiro Celso Feltes, que atua na Engear.

Segundo Feltes, a reforma da sede do Legislativo está na fase final. “Isso não significa que terminará nos próximos dias. Há muitos detalhes e acabamentos para se fazer, o que devar levar um tempo ainda”, explicou. O engenheiro está otimista quanto ao cumprimento do prazo, estimado em 15 de julho. Ele frisou que essa é uma obra bastante complexa, devido à estrutura do prédio.

Betinho acompanhou também os trabalhos na fachada do prédio, onde foi construída uma rampa de acesso e será instalado uma plataforma para os cadeirantes ingressarem no Plenário. O engenheiro afirmou que a população deverá notar que o espaço onde se realizam as sessões será bem diferenciado, muito mais claro e acessível à comunidade. Além disso, a novo sistema de ar-condicionado será mais eficiente, gerando mais economia à Casa.

De acordo com o engenheiro, 60% da obra está concluída, o que inclui o Plenarinho Pedro Thön, a rampa de acesso, 80% da pintura externa, colocação do piso e do forro do hall de entrada e 50% da impermeabilização do prédio. No Plenário, já foi feita a instalação da plataforma de acesso, colocação do forro e início da colocação dos revestimentos de parede.

 

Saiba Mais

O projeto de reforma da Câmara visa melhorar a acessibilidade ao prédio e resolver problemas estruturais, como infiltração, direcionamento pluvial e instalações elétricas no andar térreo. A obra inclui a correção das patologias, pois a cada chuva mais forte os gabinetes do 5º andar, Presidência, a sala da Assessoria de Comunicação, Plenário e hall de entrada sofriam com infiltrações. Ao todo serão 2.842,44 m².

As obras se iniciaram em 12 de dezembro. O prazo inicial era 12 de maio, mas foi prorrogado devido a outros projetos que deveriam ocorrer simultaneamente à reforma: execução do novo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), instalação dos sistemas de climatização, de áudio e vídeo e de segurança.

No Plenário haverá acesso para cadeirantes por meio de plataforma elevatória. O espaço será totalmente acessível a pessoas com deficiência, tanto aos lugares dos vereadores como à Mesa Diretora e plateia. Novas instalações elétricas e de som implicarão melhorias não só para quem está presente, mas para quem assiste às sessões pela TV Câmara. Correção de infiltrações em toda a área. Ampliação da tribuna da imprensa, criando espaço específico para setoristas que acompanham os eventos do Legislativo.

A obra inclui ainda construção de rampas de acesso ao prédio e ao Plenário; reforma do Plenário e do pavimento térreo e a pintura externa. O Palácio 5 de Abril foi inaugurado em 1983 e desde então nunca havia sido reformado.