Obras da Câmara estarão concluídas em julho
A imprensa local foi convocada para ver o andamento dos trabalhos e conhecer os detalhes da execução. O engenheiro Celso Feltes, presente na coletiva de imprensa, disse estar otimista quanto ao cumprimento do prazo – 15 de julho. Acompanharam o anúncio Ricardo Ritter – Ica (PDT), Ito Luciano (PMDB), Matias Martins (PT), Raul Cassel (PMDB), Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), Jesus Maciel (PTB), Sergio Hanich – Serjão (PMDB) e Carmen Ries (PT). Também estiveram presentes a Diretora da Casa, Cléa Caberlon, o Coordenador Administrativo, Nilo da Gama Lobo, o Procurador-Geral da Casa, Fernando Mizerski, e a Coordenadora do Setor de Comunicação, Daniele Souza.
Ao todo, serão sete meses de trabalho para finalizar os 2.842,44 m² de área contemplada na primeira fase do projeto. De acordo com o engenheiro responsável pela fiscalização, Gerson Ibañez, até agora foram feitos 60% dos trabalhos. Conforme o presidente, foram pagos R$ 636.735,14 do total de R$ 1.406.357,31 orçado pela empresa Engear Engenharia e Construções Ltda, vencedora da licitação.
O fato de o prédio ter mais de 30 anos aumentou a complexidade dos trabalhos, segundo Celso Feltes, engenheiro da empresa contratada. Betinho esclareceu que, durante a execução da reforma, foram necessários também alguns complementos ao projeto original. Entre eles estão a implantação do novo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), a instalação dos sistemas de climatização, de áudio e vídeo e de segurança.
Além disso, a estrutura e a nova sonorização irão oferecer mais qualidade àqueles que acompanham as sessões. Essas questões resultaram no adiamento da entrega da obra, prevista inicialmente para maio. Segundo ele, a prorrogação foi feita em comum acordo entre Câmara e empresa, o que não gera multa contratual para nenhuma das partes.
Projeto
O
projeto foi elaborado pela arquiteta Marcia Wingert para atender às
necessidades da sede legislativa pelas próximas duas ou três
décadas, por isso priorizou-se a qualidade e durabilidade dos
materiais empregados. A proposta foi apresentada a vereadores e
imprensa no dia 19 de julho de 2011 e foi aprovada por todos os
parlamentares.
As melhorias foram divididas em duas partes. Em
um primeiro momento, a prioridade é melhorar a acessibilidade ao
prédio e resolver problemas estruturais, como infiltração,
direcionamento pluvial e instalações elétricas no andar térreo.
Uma segunda etapa prevê a otimização dos demais andares para
readequar os espaços dos serviços administrativos. Não há
previsão para se executar as reformas nos demais andares.
O
orçamento foi baseado no projeto e feito para a elaboração do
memorial descritivo do processo licitatório, realizado no dia 21 de
novembro do ano passado, por meio de tomada de preço. O engenheiro
Gerson Ibañez assumiu a fiscalização no dia 28 do mês passado.