O Dia de Conscientização do Autismo pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos
Na justificativa da proposta, Luz frisa que a implementação desta lei reforçará a participação dos órgãos da Prefeitura na organização de eventos referentes ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. “Queremos que nossa comunidade esteja incluída na rede mundial de cidades e entidades que comemoram esta data com o objetivo de esclarecer e refletir sobre o autismo, lutar contra a discriminação e por mais direitos para os autistas e seus familiares, construindo e consolidando políticas públicas realmente inclusivas.”
O vereador salienta que 2 de abril foi a data fixada pela Organização das Nações Unidas para que sejam realizadas atividades com o objetivo de promover a conscientização do autismo, síndrome que atinge setenta milhões de pessoas em todo o mundo, conforme estimativas da entidade. “No Brasil, são quase dois milhões de cidadãos, e as famílias ainda têm grande dificuldade na determinação de um diagnóstico preciso”, apontou.
Luz explicou que o autismo faz com que as pessoas percebam o mundo de forma diferente da maioria das outras pessoas. “Geralmente elas têm dificuldades para expressar seus sentimentos e muitas não conseguem se comunicar plenamente sem ajuda especial. Também podem reagir ao que está acontecendo ao seu redor de forma inusitada, se incomodando com o barulho.” Na tribuna, ele disse que, no futuro, a cidade poderia contar com um centro voltado ao cuidado dos cidadãos com autismo.
Patrícia Beck (PTB) parabenizou Luz pela iniciativa e lembrou que hamburguenses já estão mobilizados na busca da conscientização, tendo até fundado uma ONG. Roger Corrêa (PCdoB) e Raul Cassel (PMDB) também falaram sobre a importância do projeto.