Novo Hamburgo terá Parada Livre no dia 14 de dezembro
Conforme Santos, o evento não ocorria há oito anos no Município. Santos informou ainda que, de 8 a 14 de dezembro, vão acontecer no Espaço Cultural Albano Hartz palestras sobre uma série de assuntos, entre eles, família, adoção e saúde. A previsão é de que os cursos ocorram no período da noite.
Segundo ele, o tema deste ano será família, lembrando que muitos pais e mães têm dificuldade de aceitar a homossexualidade do filho ou filha. “Ninguém pede para nascer diferente”, disse Marco, acrescentando que a homofobia é resultado da falta de educação.
“Estamos lutando para o fim da discriminação, devemos ensinar as crianças”, afirmou Santos. Ele informou que acontecerão palestras para professoras para que o conhecimento possa ser repassado aos estudantes.
Marco Antônio Santos pediu apoio dos empresários para que empreguem travestis. “Quando um médico salva nossa vida, não indagamos se ele é homossexual. Perguntamos se ele é capacitado. Que as empresas olhem para isso”, acrescentou, destacando que tratam-se de pessoas produtivas.
O vereador Roger Corrêa (PCdoB) apontou que dados de 2013 indicavam que ocorre um assassinato de homossexuais a cada 28 horas no Brasil. Além disso, informou que de janeiro ao final de setembro desse ano foram 216 mortes. O parlamentar lembrou que no Brasil a homofobia não é crime e disse ser favorável a criminalização. O vereador Fufa Azevedo (PT) disse compartilhar dessa opinião. “As conquistas dos homossexuais, mulheres e negros não vêm com o tempo, mas com a luta e o envolvimento das pessoas”, destacou Fufa.