- Novo Hamburgo terá escola técnica no bairro Santo Afonso
O anuncio foi feito no dia 25 de junho durante assinatura de protocolo de intenções entre os governos estadual e municipal no colégio Senador Alberto Pasqualini. O presidente da Casa, Gilberto Koch (PT), promoveu abaixo-assinado para concretizar a obra.
Betinho encabeçou, em 2011, abaixo-assinado solicitando a construção de uma escola na comunidade, e pediu o apoio do deputado estadual Luis Lauermann para interceder junto ao governo do Estado. “É uma alegria receber a notícia de que será construída a primeira escola de ensino médio e técnico em Novo Hamburgo. Fico mais feliz ainda por saber que será no bairro Santo Afonso, o que demonstra o resultado da minha luta”, disse. O vereador ressaltou que, quando a escola ficar pronta, os jovens não vão precisar mais sair do bairro para estudar.
A obra é uma parceria entre Prefeitura de Novo Hamburgo e governo do Rio Grande do Sul, por intermédio das secretarias de Estado da Educação e da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.
Projeto arquitetônico
A escola que será construída em Novo Hamburgo seguirá o projeto arquitetônico desenvolvido pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A instituição será composta por 12 salas de aula, seis laboratórios básicos, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta, dois laboratórios especiais e estacionamento.
Dados da nova escola técnica
Capacidade: 1,2 mil alunos
Área: terreno de 12,3 hectares cedido pela Prefeitura de Novo Hamburgo
Endereço: Esquina das ruas Rudolfo Terra e José Corrêa Filho, na Vila Kroeff
Investimento: R$ 10 milhões
Melhorias na rede estadual
O protocolo de intenções assinado entre os governos estadual e municipal prevê investimentos e melhorias no Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini, bairro Hamburgo Velho, e no Colégio Estadual 25 de Julho, no Centro. Entre as melhorias realizadas no Pasqualini estão qualificação do espaço físico, reconstrução do projeto pedagógico com a criação de cursos na área de tecnologia da informação e ampliação do número de vagas do programa Província de São Pedro, que garante um computador portátil para cada aluno e professor. Outra ação definida pelo documento é a regularização da área da escola, atualmente ocupada por famílias, e cessão para o Município que, em contrapartida, garantirá a construção de um centro tecnológico.
Leia mais sobre a luta do vereador no seu blog:
Betinho quer Escola de Ensino Médio na Santo Afonso
Escola de Ensino Médio na Santo Afonso – mais um capítulo desta luta