Novo Hamburgo poderá ter Semana de Esclarecimentos sobre os Malefícios do Cigarro

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h02
12/03/2014 – O Projeto de Lei nº 12/2014, de Enfermeiro Vilmar (PR), que institui a Semana de Esclarecimentos sobre os Malefícios do Cigarro, a ser realizada sempre na segunda semana de novembro, foi aprovado em primeiro turno nesta quarta-feira, 12. O vereador destaca, na justificativa, que três milhões de pessoas morrem por ano devido ao fumo. Se persistirem os atuais padrões de tabagismo, quando os jovens fumantes de hoje chegarem à meia-idade ou à velhice, haverá cerca de 10 milhões de mortes por ano causadas pelo fumo (uma a cada três segundos).

Vilmar aponta ainda que um estudo realizado em 1993 pela Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) concluiu que a fumaça de cigarro no ambiente é um carcinógeno do Grupo A, o mais perigoso. “A EPA diz que a inalação passiva da fumaça de cigarro é responsável pelo câncer de pulmão que mata 3 mil pessoas todo o ano nos Estados Unidos. No caso das crianças pequenas, a fumaça de cigarro resulta em 150 mil a 300 mil casos anuais de bronquite e pneumonia.” Da tribuna, o vereador afirmou que, no Brasil, 300 pessoas morrem por dia devido ao cigarro.

Raul Cassel (PMDB) parabenizou a iniciativa de Vilmar. “Mas gostaria de saber se efetivamente vão ocorrer ações que justifiquem essas datas no Calendário Oficial. Se sim, parabéns. Se não, temos que rever a criação dessas semanas.” Vilmar disse que vai trabalhar para que o projeto não tenha sido em vão.