Município poderá ter Dia Municipal do Cooperativismo

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h02
15/05/2012 – Também foi aprovado em primeiro turno projeto que permite à Instituição Evangélica Desafio Jovem de Três Coroas firmar convênios com outras entidades sem fins lucrativos.

O Projeto de Lei nº 43/2012, de Raul Cassel (PMDB), que institui o Dia Municipal do Cooperativismo em Novo Hamburgo, foi aprovado em primeiro turno por unanimidade nesta terça-feira, 15. A proposta inicial era comemorar sempre na segunda terça-feira de julho. Contudo, o vereador disse que irá apresentar uma emenda mudando para a primeira terça-feira após o primeiro sábado de julho – quando o cooperativismo é lembrado mundialmente.

Poderão ocorrer, na data, atividades relacionadas ao cooperativismo envolvendo entes públicos e privados, visando a divulgação e o incentivo do modelo de negócio. Cassel salientou que já discutiu a proposta com representantes de cooperativas hamburguenses, que se comprometeram a realizar diversas ações. Ele destacou também que existem várias iniciativas de sucesso na cidade, como o Projeto Catavida.

Justificativa

O autor frisou que na 64ª Assembleia Geral das Nações Unidas, ocorrida em 18 de dezembro de 2009, foi aprovada a resolução que estabeleceu 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. O slogan adotado para nortear as ações foi “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

Cassel afirma ainda que os primeiros relatos de ações baseadas no comunitarismo datam de 1600, com a fundação das primeiras reduções jesuíticas. “Esse modo de organização social tem sido desenvolvido no País e chega ao século 21 mostrando toda sua pujança através das inúmeras cooperativas.”

Desafio Jovem de Três Coroas

Nesta terça-feira, 15, foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei nº 37/2012, do Executivo, que permite que a Instituição Evangélica Desafio Jovem de Três Coroas firme convênios e parcerias com outras entidades sem fins lucrativos e com finalidades similares. Para isso, altera a Lei Municipal nº 1.621/2007, que autorizou a doação de um terreno do Município, situado no bairro Canudos, à instituição. Sergio Hanich (PMDB) votou a favor da matéria, mas pediu que o Desafio Jovem cuide melhor do passeio público em frente ao terreno. De acordo com o vereador, o local não apresenta condições para os pedestres.