Novo Hamburgo poderá ter a Semana Municipal do Brincar

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 20h02
06/04/2016 – Aprovado nesta quarta-feira, 5, o Projeto de Lei nº 22/2016, assinado por todos os vereadores, que institui a Semana Municipal do Brincar no Calendário Oficial de Eventos do Município. A comemoração deverá ocorrer anualmente na última semana de maio, integrando-se assim às comemorações do Dia Mundial do Brincar, 28 de maio, data instituída pela International Toy Library Association.

De acordo com a proposta, a Semana Municipal do Brincar tem por objetivo a valorização do brincar na vida das crianças; o reconhecimento da ludicidade como componente da cultura e da infância; o resgate de brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico da sociedade; o encontro intercultural e intergeracional em torno das brincadeiras; o cumprimento do artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que o brincar é um direito de toda a criança; e o estímulo ao brincar ao longo da vida.

As secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Urbanismo devem participar ativamente da programação, mas todos os órgãos públicos municipais terão de desenvolver, para os seus funcionários, atividades alusivas ao brincar.

Sugestão da comunidade

Na sessão de 22 de fevereiro, a presidente da unidade de Novo Hamburgo da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Omep), Bibiane Dias Rossi, sugeriu na tribuna a criação da Semana Municipal do Brincar. Na justificativa do projeto, os autores salientam que é no brincar que se dão as aprendizagens para a vida. “As crianças, quando brincam, emprestam coragem, dividem medos, angústias, ganham, perdem, experimentam profissões, aprendem a suportar frustrações, divertem-se e estão sempre descobrindo e experimentando novas formas de viver a realidade.”

 E na tarde de hoje, ela estava novamente presente, para apresentar um vídeo sobre o tema. 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em Plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. É que o resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram – @camaranh