Novo Hamburgo poderá participar da criação do Parlamento Metropolitano

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h02
10/02/2015 – Uma instância para os vereadores da Região Metropolitana debaterem soluções para os problemas comuns – essa é a ideia do presidente da Câmara de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PT). Ele visitou a Câmara de Novo Hamburgo na tarde desta terça-feira, 9, e apresentou a proposta a Enfermeiro Vilmar (PR) e Luiz Fernando Farias (PT), presidente e vice-presidente do Legislativo local. Pinheiro salientou que o Parlamento Metropolitano não custará nada aos participantes, mas dará mais força política aos municípios.

A Região Metropolitana é formada por 34 municípios, representando 40% da população e 45% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, segundo o vereador porto-alegrense. E muitas questões importantes demandam soluções conjuntas. “Como despoluir o Guaíba sem considerar o Rio dos Sinos?”, exemplificou.

Pinheiro já visitou 20 dos 34 municípios da região, e disse que sua ideia foi bem recebida em todas as Câmaras. Após esse primeiro passo, ele deverá enviar um esboço de estatuto às Mesas Diretoras, inspirado nos parlamentos metropolitanos já existentes no Brasil, como o de São Paulo e o de Natal. A primeira reunião gaúcha poderá ser realizada ainda em março. “Além disso, a presidente Dilma sancionou em janeiro o Estatuto das Metrópoles”, disse. A nova lei federal prevê dotações orçamentárias para o desenvolvimento urbano integrado.

Vilmar e Farias apontaram que as demandas mais urgentes dos cidadãos hamburguenses são saúde e segurança – e que a troca de ideias e propostas com os municípios próximos poderá ser bastante benéfica para essas e outras áreas. “Com certeza o Parlamento Metropolitano vem ao encontro do que a comunidade espera de nós, sem nenhum custo adicional”, finalizou Vilmar.