- Nome do ex-vereador Emir Lucas de Mello será acrescentado ao Palácio Cinco de Abril

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h02
06/12/2012 - Iniciativa de Antonio Lucas (PDT) foi assinada por todos os vereadores

O Projeto de Resolução nº 8/2012, que acrescenta o nome do ex-vereador Emir Lucas de Mello ao nome da sede da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Palácio Cinco de Abril, foi aprovada em primeiro turno nesta quinta-feira, 6. Com a aprovação em segundo turno da matéria, que deve ocorrer na próxima semana, o prédio será denominado Emir Lucas de Mello – Palácio Cinco de Abril. O parlamentar integrou a comissão especial encarregada de procurar um imóvel destinado à construção da sede da Câmara Municipal.

Histórico

Emir Lucas de Mello, filho de Raimundo Lucas de Mello e Firmiliana Francisca de Mello, nasceu em 7 de outubro de 1923 na cidade de General Câmara/RS. Foi casado com a Sra. Eva de Mello, com quem teve três filhos. Servidor público, trabalhou na função de motorista na Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Também exerceu a função de encarregado da Fenac, tendo ainda sido designado para responder pela sub-prefeitura do 4º Distrito.

 

Iniciou sua carreira política em 1968, sendo suplente de vereador. Em 1971, em razão da renúncia de Américo Copetti, foi convocado para assumir a vaga pelo MDB. Em 1972, foi eleito vereador, sendo secretário na comissão de pareceres, redação e reclamação. Em 1975, integrou a comissão especial incumbida de elaborar projeto de lei para atualizar o Regimento Interno e, no ano seguinte, foi presidente da comissão de obras e serviços públicos.

 

Em 1976, reelegeu-se vereador pelo extinto MDB. Atuou em diversas frentes ao longo de seu mandato. Foi membro da comissão representativa, presidente da comissão de educação, saúde e ação social, e integrou a comissão especial encarregada de estudar e oferecer sugestões das leis que estabeleceram os novos limites do Município. Em 1978 foi vice-presidente da mesa diretora e vice-presidente da Uvergs.

 

Atuou na Casa até 1988, tendo passado pelo PTB e pelo PDT. Nesse período, fez parte da comissão que foi a Brasília para assistir a posse de. Tancredo Neves à Presidência da República. Também integrou a comissão especial encarregada de proporcionar um debate aberto e democrático com a comunidade acerca das ideias e sugestões para a nova Constituição Federal. Faleceu em 16 de novembro de 1995.

 

Leia aqui o PR nº 8/2012.