Moção reconhece servidores que trabalharam pelo prêmio Boas Práticas de Transparência
No texto, Naasom salienta que, para entregar o prêmio, um corpo técnico do TCE-RS avalia os portais de transparência dos poderes Executivo e Legislativo. Após, os sites que estavam de acordo com as exigências receberam um diploma e um selo digital com a validade de um ano. “Conforme o Tribunal de Contas, a premiação faz parte da campanha Transparência, Faça Essa Ideia Pegar, com o objetivo de enaltecer os sites do Executivo e Legislativo que se destacam no quesito transparência ativa e estimular a população a usar os instrumentos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e da Lei da Transparência.”
O presidente frisou que o trabalho foi árduo, mas valeu a pena. “A Câmara Municipal de Novo Hamburgo obteve a pontuação necessária e, no dia 8 de dezembro, recebeu o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet – 2014, em solenidade realizada no auditório Romildo Bolzan, em Porto Alegre.” Na moção, Naasom cita os funcionários Maíra Kiefer, Tatiane Lopes, Liceo Piovesan, Daniele Souza, Melissa Barbosa, Nilo Lobo, Gerusa Soares, Luciano Presotto, Iradi Borges, Márcia Bueno, Adriana Sachser, Raquel Silva, Sayuri Takagi, Tatiani Silva e Carlos Gerling, que “dedicaram seu tempo e seus conhecimentos para que pudéssemos atingir a qualidade necessária em termos de transparência na internet”. Por fim, ele aponta que “dos 497 municípios que participaram, apenas 24 legislativos e 29 Executivos atingiram os pontos exigidos na avaliação”.
Da tribuna, Naasom também citou a diretora da Casa, Fernanda Luft, e os coordenadores que ajudaram no processo. “Receber um selo de transparência do nosso órgão fiscalizador é uma grande conquista. Novo Hamburgo teve a segunda melhor nota.”