Moção pede que Estado reveja decisão de extinguir a Fundação de Pesquisa em Saúde

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h02
14/09/2015 – Foi aprovada nesta segunda-feira, 14, a Moção nº 26/2015, de Enio Brizola (PT), que pede ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul que reveja a decisão de extinguir a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS). O autor destaca que a entidade, com mais de 500 servidores, cumpre função estratégica no Sistema Único de Saúde (SUS).

O vereador destacou que infelizmente o projeto já deverá entrar na pauta da Assembleia Legislativa nesta terça, 15. E que, apesar da importância da instituição, o tema não teve a mesma repercussão negativa que a extinção da Fundação Zoobotânica. “Acabar com a FEEPS irá agravar ainda mais a situação da saúde no Estado.”

A fundação possui o Instituto de Pesquisas Biológicas (IPB) e o Laboratório Central do Estado (Lacen), com 16 laboratórios regionais, e atende às demandas da Vigilância em Saúde no Estado, especialmente para exames de HIV, hepatites virais, influenza (H1N1), meningites, tuberculoses, entre outras doenças. Conta ainda com seis hemocentros, responsáveis pela política estadual de sangue e derivados, realizando coleta de 9.200 bolsas de sangue por mês.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh