Moção pede que a Fundação Zoobotânica seja mantida como instituição pública

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h02
31/08/2015 – A Moção nº 22/2015, de Professor Issur Koch (PP), que pede a manutenção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul como instituição pública, foi aprovada, com voto contrário de Inspetor Luz (PMDB), na sessão desta segunda-feira, 31.

O vereador destaca que seu objetivo é aprofundar o debate em defesa do serviço público e de pesquisas comprometidas com o meio ambiente. “Esta fundação é importante para o desenvolvimento do nosso Estado, e não deve ser extinta. Acreditamos, também, que o trabalho em relação às pesquisas em saúde e projetos de esporte e lazer devam ser ampliados”, pondera.

Raul Cassel (PMDB) disse que, apesar de ser favorável à moção, acredita estar na hora de se repensar a estrutura administrativa da entidade. Segundo ele, o zoológico, por exemplo, pode vir a ser uma parceria público-privada a exemplo do Gramado Zoo.

O texto de Issur destaca que a vida selvagem gaúcha corre um enorme risco de desaparecer ou tornar-se cada vez mais empobrecida em termos de diversidade. “A Fundação Zoobotânica é responsável pela lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul, que foi atualizada em 2014, além do Parque Zoológico e Jardim Botânico, do qual o Museu de Ciências Naturais faz parte.” Cópias da moção serão enviadas ao governador e ao presidente da Assembleia Legislativa.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

 

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh