Moção pede execução de convênios para a economia solidária

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h02
29/06/2015 – Aprovada na sessão desta segunda-feira, 29, a Moção nº 11/2015, de Enio Brizola (PT), que pede ao governo estadual a execução de convênios voltados ao fortalecimento da economia popular solidária. De acordo com o vereador, há recursos federais, parados desde janeiro deste ano, que devem ser destinados à cadeia produtiva binacional do PET, envolvendo cooperativas de recicladores, e ao projeto RS Mais Justo e Solidário, o qual reúne as cadeias produtivas de frutas nativas e lã, finanças solidárias, comercialização e consumo consciente.

Brizola ressaltou que o Município integra a cadeia produtiva do PET e que o projeto já está com o prédio pronto no bairro Rondônia, equipamento adquirido, mas precisa seguir recebendo recurso. “A aprovação dessa moção é muito importante para o desenvolvimento da economia solidária na nossa cidade.”

No texto, o vereador salienta ainda a necessidade da execução dos R$ 5.835.792,57 destinados ao programa de apoio ao desenvolvimento de empreendimentos da economia solidária pela Lei Orçamentária Estadual. A verba deve ser usada na compra de equipamentos, assessoria técnica aos trabalhadores das cadeias produtivas solidárias, realização de feiras e garantia das atividades do Conselho Estadual de Economia Solidária, criado pela Lei 13.839/2012. Uma cópia do texto deverá ser enviada ao governador, José Ivo Sartori, e aos 55 deputados estaduais.