Moção parabeniza prefeito pela iniciativa de solicitar auxílio da Força Nacional de Segurança

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 20h02
07/10/2015 – Aprovada por unanimidade a Moção nº 29/2015, que manifesta apoio ao governo municipal pela iniciativa de solicitar, via governo do Estado, o auxílio da Força Nacional de Segurança para atuação no território municipal. A votação foi realizada na sessão desta segunda-feira, 7, e a iniciativa é do vereador Enio Brizola (PT).

Brizola destacou a preocupante escalada de violência em Novo Hamburgo. O Executivo pediu, em maio, ao governo estadual o envio de mais policiais militares para a cidade, mas ainda não foi atendido. 

Para o vereador, o apoio e atuação da Força Nacional de Segurança para a garantia da segurança pública do Município é essencial. Por esse motivo, louva o empenho do prefeito para trazê-la para Novo Hamburgo. 

Antes da votação, Brizola disse que decidiu manter a moção, mesmo após reunião com representantes do governo estadual, porque não ficou convencido com as respostas oferecidas. “A principal argumentação foi que os integrantes da Força Nacional não conhecem o terreno.” Inspetor Luz (PMDB) disse que, em outros locais, a Força Nacional não resolveu os problemas de violência, pois é uma medida paliativa. 

O presidente da Casa, Enfermeiro Vilmar (PR), pediu para assinar junto. Outros vereadores também incluíram seus nomes no texto.  

O que é a Força Nacional

De acordo com o site do Ministério da Justiça, a Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004 para atender às necessidades emergenciais dos estados, em questões onde se fizerem necessárias a interferência maior do poder público ou for detectada a urgência de reforço na área de segurança. Ela é formada pelos melhores policiais e bombeiros dos grupos de elite dos Estados, que passam por um rigoroso treinamento na Academia Nacional de Polícia (da Polícia Federal), em Brasília, que vai de especialização em crises até direitos humanos.

Baseada na Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a Força é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. Os policiais da Força Nacional, após treinamento ou atuação, se reintegram às suas respectivas funções, em seus estados, onde também repassam os conhecimentos adquiridos aos demais membros de suas corporações.


Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh