Moção manifesta repúdio a mudanças do governo no Banco do Brasil

por jaimefreitas — última modificação 16/10/2020 20h02
19/10/2016 – A moção nº 36/2016, de Enio Brizola (PT), que manifesta repúdio à iniciativa do Ministério da Fazenda do Governo Federal sobre as mudanças no Banco do Brasil, que poderão demitir até 18 mil funcionários da instituição, foi aprovada nesta quarta-feira, 19, por oito votos à favor e cinco contra.

De acordo com Enio Brizola, o Banco do Brasil (BB) deu início a um profundo processo de reestruturação, planejado desde o início do governo de Michel Temer, que tem como meta reduzir o atual quadro de 115 mil funcionários. “Está sendo preparado um plano de demissões voluntárias, o que não se justifica, já que o lucro do BB no último trimestre foi de 2,46 bilhões de reais, o terceiro melhor resultado entre os bancos, por isso, repudiamos todas as formas de redução do quadro de funcionários, de redução de direitos e de cortes aos programas sociais”, afirmou o vereador Brizola, ao defender a moção.

Com o voto contrário à moção, Inspetor Luz manifestou-se sobre as possíveis demissões no Banco do Brasil. "Já que o plano é de demissão voluntária, não compulsória, sai quem quer, ou seja, não serão colocados para a rua. As medidas que serão adotadas são para recuperar a competitividade da instituição, não prejudicá-la."

Votaram favoráveis à moção os vereadores Antonio Lucas (PDT), Cristiano Coller (Rede), Enio Brizola (PT), Fufa Azeveto (PT), Issur Koch (PP), Jorge Tatsch (PCdo B), Nasson Luciano (PTB), Patricia Beck (PPS). A bancada do PMDB, composta pelos vereadores Gerson Peteffi, Sergio Hanich, Luiz Carlos Schenlrte e Inspetor Luz, votou contra a moção.  Vilmar Heming (PDT), também votou contra o texto.  O vereador Luiz Carlos Schenlrte está substituindo o vereador Raul Cassel (PMDB), que encontra-se em licença conforme requerimento 1.420/2016. O vereador Roger Corrêa (PCdo B) está em representação.

 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas.


Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo
Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH
Siga a Câmara no Twitter – @camaranh
Siga a Câmara no Instagram - @camaranh