Moção homenageia professores pelo dia 15 de outubro

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h02
15/10/2014 – Os vereadores aprovaram nesta quarta-feira, 15, a Moção nº 28/2014, de Naasom Luciano (PT) e Professor Issur Koch (PP), que manifesta aplauso aos professores e professoras pela passagem do Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. Os autores destacam que, muitas vezes, ser professor não é apenas ensinar as matérias escolares, mas saber ouvir e entender o aluno, tomando para si a responsabilidade de psicólogo e pedagogo. “O bom professor não se responsabiliza para que o aluno apenas aprenda, mas o ensina a pensar.”

Eles também frisam que, nos dias de hoje, o professor não o prepara apenas para a vida profissional, mas guia, incentiva e direciona as pessoas para o bom caminho. Cópias da moção serão enviados a todos os professores e professoras, à Secretaria Municipal de Educação, à Secretaria Estadual de Educação, ao Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo e ao Sindicato dos Professores da Rede Privada de Ensino do Rio Grande do Sul.

Falas na tribuna

“Neste furacão que é viver na época atual, temos a tarefa de criar os filhos, e os professores passaram a cumprir um papel crucial nisso”, disse Naasom antes da votação. Issur, que é professor, parabenizou todas as pessoas que, mesmo não tendo um diploma, atuam como professores em seu dia a dia. “Todos os que ensinam algo aos outros devem se sentir contemplados neste dia.” Por fim, ele destacou que não se deve terceirizar a educação dos filhos. “Nada substitui a presença dos pais.”

Raul Cassel (PMDB) salientou que ser professor é um dom, e que cada vez mais precisamos de formação e de conhecimento. “É algo que não tem fim, não tem tamanho, não tem limite. Mas a aula convencional deu lugar a algo muito mais criativo.” Segundo Roger Corrêa (PCdoB), o Brasil vem avançando em políticas para educação, mas, comparado a outros países, ainda tem muito o que avançar. “Os países mais avançados têm ótimos índices de educação.”

Patrícia Beck (PTB) contou o que aprendeu com sua professora da terceira série – e que sua mãe sempre destacou a importância de se respeitar e valorizar o professor. “Hoje estou aqui, uma mulher forte e batalhadora. Gostaria que mais pais ensinassem seus filhos a respeitar os professores.” Ricardo Ritter – Ica (PDT) também relembrou alguns de seus momentos como estudantes e saudou todos os profissionais da educação.