Moção apoia pleito do 20º Contingente do Batalhão de Suez

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h02
29/10/2014 – Nesta quarta-feira, 29, foi aprovada a Moção nº 29/2014, de Gilberto Koch – Betinho (PT), que manifesta apoio ao pleito do 20º Contingente do Batalhão de Suez. O vereador aponta que esse grupo estava na Faixa de Gaza quando eclodiu a Guerra dos Seis Dias, e esteve na condição de prisioneiro de guerra por vários dias. Betinho frisa que houve notória omissão por parte do governo brasileiro em proceder a retirada em tempo hábil da Força de Paz do local.

 “Todos os membros do 20º Contingente do Batalhão de Suez foram sumariamente dispensados quando do seu retorno à Pátria, sem nenhuma assistência e nenhuma explicação. Muitos destes ex-combatentes voltaram com graves sequelas físicas, psicológicas, derivadas dos violentos combates e que produziram profundos traumas de guerra, e todos os custos de reparação de saúde foram absorvidos única e exclusivamente por seus familiares”, afirma o vereador. Atualmente, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 332/2011, de autoria do senador Humberto Costa, que concede pensão especial aos ex-integrantes do Batalhão de Suez, localizado atualmente na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Cópias da moção serão enviadas ao ministro chefe da Casa Civil, ao presidente do Senado Federal, ao presidente da Câmara dos Deputados, ao gabinete do deputado federal Ronaldo Zülke, ao gabinete do deputado estadual Valdeci de Oliveira, ao gabinete do senador Eduardo Suplicy, ao senador Paulo Paim, ao deputado federal Pompeo de Mattos e ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e à Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez – RS.