Mesa recebe planejamento estratégico para os próximos quatro anos

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h02
13/05/2013 - Com objetivo de sugerir melhorias à gestão da Câmara, um grupo de servidores do Legislativo apresentaram à Mesa Diretora o planejamento estratégico para os próximos quatro anos. O documento foi elaborado ao longo de 2012, conforme diretrizes do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade – PGQP, por funcionários que integram, de forma voluntárias, o Comitê de Gestão da Qualidade da Casa - CGQ. O encontro occorreu nesta segunda, 13, com a presença do presidente, Antonio Lucas (PDT), do vice-presidente, Naason Luciano (PT) e da segunda secretária, Patrícia Beck (PTB).

Para a preparação do material, foram destacados os pontos fortes e os pontos fracos da instituição, tanto no ambiente interno (servidores) como no ambiente externo (cidadãos). Segundo a presidente do CGQ, Maria Carolina Hagen, o texto inclui uma série de ações a serem implementadas pelos diversos setores da Câmara no próximo quadriênio. O objetivo, segundo ela, é melhor o fluxo de trabalho, fazendo com que o serviço técnico e a gestão da Casa funcione da melhor maneira, independente das alterações nos cargos em comissão e Presidência. O planejamento estratégico serve para definir os objetivos organizacionais que se pretende atingir e definir as estratégias a serem perseguidas no curto e longo prazo. "Pretende, ainda, atingir a visão de futuro, que é a de ser referência em gestão pública no âmbito do poder legislativo no Estado, buscando a satisfação do público interno e externo."

Antonio Lucas parabenizou os funcionários pela iniciativa e garantiu apoio necessário para que o projeto saia do papel. Naason afirmou que os vereadores devem apoiar tudo o que for para a melhoria da Casa, sem deixar de se preocupar com as questões políticas. Já Patrícia frisou a necessidade de se buscar a motivação dos servidores e de integrar os assessores parlamentares nesse processo.

O planejamento foi entregue aos vereadores e à direção-geral, que deverão validar a proposta para que os servidores possam executar as ações referentes a cada setor. Entre as propostas, estão promoção de palestras para estudantes e de visitas guiadas, reestruturação do Portal Transparência e participação da Câmara em eventos da cidade.

O Comitê

O Comitê da Qualidade reúne-se desde 2010, e em agosto de 2011 tornou-se política oficial da Casa. Entre suas atribuições estão a formulação de diretrizes para melhoria da gestão; a autoavaliação anual da Câmara; e a representação do legislativo hamburguense no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública e no Programa Gaúcho da Qualidade – PGQP. Além disso, o grupo deverá sugerir ações à alta administração da Câmara, por meio de um planejamento estratégico.