- Mantido veto a projeto que obriga bancos a isolar balcões de atendimento
O Veto ao Projeto de Lei nº 63/2012, de Jesus Maciel (PTB), que “dispõe sobre a obrigatoriedade de as agências bancárias isolarem visualmente as operações realizadas nos balcões de atendimento e nos caixas eletrônicos”, foi mantido na sessão desta terça-feira, 16. De acordo com a justificativa da Prefeitura, o problema da proposta do petebista é vício formal – ou seja, esse tipo de proposta não poderia ter sido apresentado por um vereador.
Votos
Votaram pela manutenção Anita Lucas (PT), Antonio Lucas (PDT), Carmen Ries (PT), Ito Luciano (PMDB), Matias Martins (PT), o suplente Víctor Gatelli (PT) e Volnei Campagnoni (PCdoB). Já Gerson Peteffi (PSDB), Jesus, Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), Raul Cassel (PMDB), Sergio Hanich (PMDB) e Vladi Lourenço (PP).
Debate
Jesus pediu aos vereadores a derrubada do veto. “As pessoas teriam privacidade, e o custo não é alto para os bancos. Todos falam em segurança, mas quando se faz um projeto para melhorias nesta área, é vetado.” Carlinhos apontou que a implementação da proposta não significaria gastos para a Prefeitura. Serjão parabenizou Jesus pela iniciativa. Cassel salientou que é preciso buscar alternativas, inovar, quando se fala em segurança.
Ito apontou que o problema está no fato de as pessoas não ficarem presas, mesmo quando é sabido que cometeram crimes. Jesus disse que é exatamente por isso que seu projeto seria bom, pois evitaria a ocorrência de assaltos. Volnei apontou que as leis voltadas a bancos são inócuas.