Mais cidadania em 2016: conheça a história da Câmara hamburguense

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h02
25/01/2016 – A primeira eleição municipal de Novo Hamburgo foi realizada no dia 29 de maio de 1927, pouco depois da emancipação, ocorrida em 5 de abril daquele mesmo ano. Na ocasião, 574 eleitores compareceram às urnas e elegeram o intendente Leopoldo Petry e os membros do Conselho Municipal: Alberto Adams, Alberto Steigleder, Albino Schröer, Arduíno Brodbeck, Balduíno Michel, Bertholdo Rech e Guilherme Vielitz.

O número de sete conselheiros foi determinado pelo Decreto n° 3.818, que em seu artigo 2° também estipulava a primeira tarefa do grupo: decretar a lei orgânica e votar o orçamento anual. Enquanto isso não ocorresse, Novo Hamburgo observaria a lei orgânica de São Leopoldo.

Em 15 de junho, eles reuniram-se para discutir e aprovar o Regimento Interno do conselho. Dias depois houve nova reunião para a apresentação do primeiro relatório do intendente sobre as suas atividades e do projeto de lei orgânica. O relatório tratava de obras em pontes, estradas e praças, e também informava sobre um empréstimo feito com o Banco Porto Alegrense de 15 mil réis, a ser pago em 90 dias. A verba destinava-se à aquisição de terrenos para o cemitério e para os setores da instrução pública, higiene, hospital, assistência, luz elétrica, água e esgoto.

Primeira sessão ordinária em Novo Hamburgo

A primeira sessão ordinária oficial ocorreu em 20 de setembro de 1927. Nessa ocasião, foi apresentado o projeto de lei do orçamento para 1928, que previa a arrecadação de 300 contos de réis por meio de impostos. A reunião seguinte foi marcada para o dia quatro de outubro.

Mudanças na política nacional

Em 1937, Getúlio Vargas suspendeu as atividades de todas as casas legislativas, implantando o chamado Estado Novo e promulgando uma nova Constituição em 10 de novembro de 1937. Essa Constituição caracterizava-se pelo fortalecimento do Poder Executivo, centralizando toda a administração. Com o término da Segunda Guerra, em 1945, ficou determinada a realização de eleições. Suspeitando de que essas não se realizariam, as Forças Armadas depuseram Getúlio Vargas em 29 de outubro.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro José Linhares, assumiu o governo, convocou nova Assembleia Nacional Constituinte e deu posse ao General Eurico Gaspar Dutra, que assumiu a Presidência da República em 31 de janeiro de 1946. Somente após a promulgação da Quinta Constituição Brasileira, em 18 de setembro de 1946, as câmaras municipais brasileiras voltaram ao funcionamento normal.

A primeira legislatura da Câmara Municipal

Em 1947 realizaram-se eleições para prefeito e vereadores e, em três de dezembro de 1947, teve início a primeira legislatura da Câmara Municipal de Novo Hamburgo (foto), sucedendo-se de forma contínua e sem interrupções até a atualidade. Foram eleitos, nesta ocasião, Alfredo Marotzky, Aloysio Friedrich, Alvício Klaser, Alzir Schmiedel, João Wolf, Luiz Oswaldo Bender, Oscar Adams, Oscar Horn, Arlindo de Moura e Ruy Noronha de Mello. Os suplentes Afonso Enck Sobrinho e Urbano Leopoldo Schwan também chegaram a assumir.

A legislatura atual é a 16º, e é integrada por Antonio Lucas, Fufa Azevedo, Cristiano Coller, Enio Brizola, Gerson Peteffi, Professor Issur Koch, Jorge Tatsch, Inspetor Luz, Naasom Luciano, Patrícia Beck, Raul Cassel, Roger Corrêa, Sergio Hanich e Enfermeiro Vilmar.